Do Band a Harvard: Tour por Harvard

Publicado em 03/09/19

Depois do tour pela HSPH e pela HMS, chegou a hora de apresentarmos um pouco dos cantos do campus principal de Harvard.

Os prédios de Harvard estão distribuídos por Cambridge, mas todos relativamente perto um do outro e na região da Harvard Square. A sensação é de estarmos andando por uma mini cidade onde tudo gira em torno de Harvard e seus alunos.

Um dos lugares mais famosos e visitados de lá é o Harvard Yard. Nele, se encontram os prédios administrativos principais, as maiores bibliotecas de Harvard, várias das salas de aula e prédios de departamentos. Um dos principais atrativos de lá é a estátua de John Harvard, dizem que se passar a mão no pé dele você terá boa sorte, então sempre tem uma fila enorme de visitantes esperando para tirar foto com a mão em seu sapato. E é claro que tiramos uma assim também.

Famosa estátua de John Harvard

Além disso, é nessa região que se localizam os dormitórios dos calouros que entram no college. Existem 4 áreas nas quais os dormitórios estão divididos pela cidade, todos próximos desse centro de Harvard. Em cada uma dessas áreas existe outra divisão em que cada dormitório é considerado uma “casa” com seus próprios costumes, regras, cores, mascotes e tudo mais. Existem um total de 13 “casas”. Para quem vê de fora, é muito semelhante a divisão de casas no Harry Potter! E também no final de agosto, temos o “Housing Day”, dia em que os calouros oficialmente se mudam. Nesse dia também temos outra tradição, o “Dorm Storm”, evento no qual os calouros são recebidos pelos seus veteranos com muita festa, vestindo as cores da casa e com um grande jantar de comemoração. É um dia muito importante aqui em Harvard.

Nome e emblema de cada um dos dormitórios em Harvard

Assim como a Harvard Medical School, o jardim do Harvard Yard fica completamente preenchido por alunos, seja jogando algum esporte, lendo livro, ouvindo e tocando música ou dormindo.

Como alunos de Harvard, podemos entrar na maioria dos institutos e aproveitar as estruturas dos alunos como academia, refeitórios, etc. Além disso, temos direito a ir na maioria dos museus de Harvard de graça, o que é ótimo porque são mais ou menos 15 diferentes museus e todos com um acervo enorme e muito interessante. Entre eles temos o Harvard Museum of Natural History, um dos mais importantes museus de Boston. Além disso, vários desses museus têm horários específicos com tour guiados por especialistas que tornam tudo mais divertido.

Os alunos também têm outra grande facilidade em relação à locomoção. Com diversas rotas, os ônibus de Harvard permitem que eles possam ir de um lugar para o outro com muita facilidade. Esses ônibus são muito frequentes e passam por quase todos os prédios de Harvard, basta apresentar a carteirinha para entrar. Além disso, Harvard se preocupa muito com a segurança dos alunos. Caso você esteja precisando ir para algum dos prédios dentro do complexo de Harvard no horário fora do funcionamento dos ônibus, existe um aplicativo que você chama uma van de Harvard e eles te levam. É realmente muito legal.

E para terminar, se você se interessar em conhecer mais a fundo toda a infraestrutura de Harvard, recomendamos o seguinte site com um mapa detalhado de todos os ambientes. Eles tem também uma versão em 3D que vale a pena dar uma olhada.

https://map.harvard.edu/

Mapa interativo de Harvard

Até a próxima,

Giovanna e Leonardo

Os alunos formados no Band em 2014, Giovanna Pedreira e Leonardo Pipek, estão tendo uma oportunidade única! Em um programa de intercâmbio da Faculdade de Medicina da USP e da Harvard University, os dois passarão um ano estudando em Boston. Confira o Blog dos estudantes que será atualizado toda semana!

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!