Ex-aluno do Band faz história e joga pela seleção brasileira de handebol nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Publicado em 15/08/16

Por Beatriz Ishikawa, Laura Salzedas e Maria Eugênia Correa
Nessa quinta (11), tivemos o grande prazer de conversar não só com um grande atleta olímpico, mas também com um ex-aluno do Band, o jogador de handebol Oswaldo Guimarães.
oswaldo
Ocupado com os jogos e com toda a concentração que é preciso ter quando se joga uma Olimpíada, o atleta cedeu um pouco de seu tempo para nós, em uma entrevista exclusiva.
Para começar, perguntamos como foi sua trajetória até o handebol profissional. Sua jornada começou em 2000, quando ainda estava na 5ª série, no Colégio Santa Marcelina, onde começou a jogar. No final de 2002, foi para o Esporte Clube Pinheiros, onde passou por todas as categorias de base do clube e da seleção. Oswaldo jamais interrompeu seus estudos e, em 2013, se formou na Escola Politécnica da USP, que ministra aulas de engenharia. No ano seguinte, se transferiu para o Villa de Aranda da Espanha, onde jogou por 3 temporadas. Após o término dos Jogos Olímpicos, Oswaldo nos contou que se apresentará em Anaitasuna, equipe também da liga espanhola.
oswaldo 2
Curiosas, perguntamos quando ele percebeu que era aquilo que ele queria e se seus pais aceitaram sua escolha pelo esporte profissional. Oswaldo explicou que tudo foi acontecendo muito naturalmente e que sempre gostou de praticar esportes. Foi por isso nunca largou as quadras. O destino fez com que esse gosto virasse profissão. Segundo o atleta, seus pais nunca o forçaram a praticar nem a desistir. Eles percebiam que aquilo fazia bem para Oswaldo. Assim, eles sempre o apoiaram. A sua única exigência era que o filho nunca deixasse de estudar.
Falando dos dias atuais e do resultado de tanto esforço, perguntamos como está sendo participar dos Jogos Olímpicos Rio 2016, especialmente por o evento estar acontecendo aqui no Brasil. Oswaldo nos disse que isso sempre foi seu sonho, principalmente desde que chegou no Pinheiros e viu os atletas da categoria adulta chegando de Atenas, em 2004. Assim, o desejo de fazer parte de uma Olimpíada sempre esteve presente, mas que foi só nos últimos 4 anos que ele viu que esse sonho poderia se tornar realidade. Revelou ainda que jogar em casa está sendo incrível, já que o ginásio lotado em todos os jogos e a força da torcida estão fazendo diferença! Eles nos contou que a sensação é indiscritível.
oswaldo 4
Pensando em políticas públicas, perguntamos como o atleta acha que o esporte pode ser cada vez mais apoiado no Brasil. Ele respondeu que acredita que o esporte pode ser usado como política social de inclusão e de incentivo a educação.
Por fim, pedimos para que deixasse uma mensagem para os alunos do Band. “Gostaria de dizer aos alunos que se dediquem sempre aos estudos, mas que não deixem de fazer aquilo que gostam e lhes faz bem. Há tempo para fazer de tudo e o importante é saber o momento de cada coisa!”, aconselhou Oswaldo.
Dessa forma, nossa entrevista chegou ao fim. Foi uma grande oportunidade conversar com um atleta olímpico e ex-aluno do Band. Ao Oswaldo, nosso mais sincero obrigada. Nós da equipe da Cobertura Interband desejamos o melhor para você e para a seleção masculina de handebol! Aos atletas que disputam o InterBand, esperamos que esta história seja um exemplo e motive a busca dos seus objetivos!

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Blog_InterBand