Sustentabilidade e Psicodrama

Publicado em 09/04/14

  Por Rosiani Baron Telles

Preservação, qualidade de vida e igualdade, o que significam essas palavras? Por que várias vezes elas aparecem quando se discute o tema Sustentabilidade? Por que é difícil explicá-las? É possível transformá-las em ações?

Essas foram algumas perguntas que surgiram no grupo de alunos e professores do Projeto  Educação para a Sustentabilidade na aula do dia 27 de março.

Para que discutíssemos seus significados e pudéssemos refletir sobre elas, foi proposta uma atividade pouco vivenciada dentro dos colégios: o psicodrama.

foto 3

Psicodrama e Sustentabilidade.
Foto: Edson Grandisoli

O psicodrama, criado por Jacob Levy Moreno, é uma metodologia que traz para o palco uma cena que está relacionada a um tema. Dessa forma, as pessoas não ficam apenas na fala, elas partem para a ação, onde o agir e o sentir são tão importantes quanto o falar.

Os alunos se dividiram em três grupos, e cada grupo vivenciou uma cena que estava relacionada com as palavras preservação, qualidade de vida e igualdade. O final das cenas houve o compartilhamento dos nossos sentimentos e opiniões.

foto 2

Profa. Thaís Milani em ação durante o psicodrama.
Foto: Edson Grandisoli

Concluímos que existem definições distintas para cada uma dessas palavras, mas que antes de definí-las é necessário repensar os seus significados e entender porque cada uma delas se encaixa no tema Sustentabilidade. Os significados têm que fazer sentido para quem fala, pois só assim é possível transformar a fala em ação.

foto 1

Psicodrama e o conceito de sustentabilidade.
Foto: Edson Grandisoli

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!