Exposição STEAM: Metáforas Mecânicas

Publicado em 04/12/18

Com o título de “Metáforas Mecânicas”, a exposição dos trabalhos de STEAM dos alunos da 1.a série do Ensino Médio reuniu muita criatividade com obras de arte produzidas a partir de conhecimentos da Física, Química e Matemática. Ao todo, foram produzidos 130 projetos e, para a mostra, foram escolhidas 13 obras, uma por turma.


A ideia era que os alunos colocassem em prática conhecimentos vistos ao longo do bimestre sobre transformação de energia e também utilizassem ferramentas que aprenderam a usar nas aulas de STEAM. Além disso, o trabalho artístico deveria ser inspirado em autores da arte cinética, gerando assim uma metáfora e poética para a obra.


Essa foi uma maneira de explorar conhecimentos das mais diversas áreas. “Ficou clara a integração que existe entre Ciências e Artes. Foi uma forma diferente de aprender e também explorar os dois lados do cérebro: o racional e o criativo”, contou a Coordenadora de Ciências e STEAM, Mariana Lorenzin. “É como eu vejo o STEAM, a arte está em sua essência”, destacou ainda a professora de Física e STEAM, Marta Rabello.


​O aluno da 1.a série do Ensino Médio, Fernando Haddad, conta que esse foi o bimestre que mais colaborou para o seu desenvolvimento pessoal. “Tivemos que, de uma maneira independente e autônoma, lidar com a criação de um projeto. Acho que a escola tem o dever de preparar seus alunos para situações-problema interdisciplinares que podem aparecer a qualquer momento em nossas vidas e, para isso, o STEAM contribuiu bastante”, destacou ele.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!