Sarau de poesia no Band: a arte da palavra

Publicado em 03/10/12

No último sábado, dia 29 de setembro, a palavra foi celebrada no sarau de poesia… Cantada, declamada… Emocionante e emocionada. Na festa da palavra, os alunos dos 9.os anos do Ensino Fundamental mostraram seu lado artístico, declamando poemas próprios e do homenageado, Carlos Drummond de Andrade.

O sarau foi o ponto culminante de um trabalho que envolveu tempo e dedicação de alunos e professores. Em sala de aula, os alunos produziram textos poéticos, cujo tema era “Palavras”. Depois de corrigidos e reelaborados , os poemas dos alunos fizeram parte de uma apresentação mutimídia. No LMD, ganharam efeitos visuais, cores e música, por meio do
programa Opus Creator.
Este ano, quatro intervenções poéticas prepararam o clima para o sarau de poesia e os alunos surpreenderam a escola com declamações no pátio, na cantina, na sala dos professores.
O sucesso do sarau deve ser creditado a muita gente que contribuiu para que a arte dos alunos pudesse brilhar: as professoras de redação, Cândida Gancho e Simone Pedro, os professores Rosa e Eloy, do LMD, os coordenadores Susana, Marise e Cátia (de Língua Portuguesa) e Mário (do LMD) , as estagiárias Michelle e Cláudia, os colegas solidários Flávio e Lenira.
Durante o evento, que durou a manhã toda e teve lugar na Biblioteca II, os alunos declamaram poemas, homenagearam o poeta Carlos Drummond de Andrade, cantaram e tocaram seus instrumentos, celebrando a poesia que, nas palavras da professora Simone, “pôde sair dos livros e da sala de aula e ganhar o espaço da escola”.
No final da manhã, entre olhares e sorrisos afetuosos, os participantes do sarau voltaram a seus afazeres, com a sensação de felicidade e com a impressão de que a poesia “torna possível o impensável”, como afirmou a professora Cândida.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!