Profissionais do Cinema no Band

Publicado em 28/10/13

Para esclarecer dúvidas e curiosidades aos que pretendem seguir a área de Cinema, ou mesmo aos amantes da sétima arte, o Band tem convidado diferentes profissionais, de diretores a produtores para bate-papos no Colégio. Só este mês, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com Suzana Amaral, diretora do filme “A Hora da Estrela”, baseado no conto de Clarice Lispector, e o produtor de “Tomates Verdes Fritos”, Andrew Meyer, também professor na Savannah College of Art and Design (SCAD). Este ano estiveram também no Band os diretores Gary Gananian (“Rapsódia Armêmia”) e Petra Costa (“Elena”).
susana_amaral_4
A visita da diretora, ocorrida no dia 16, foi proporcionada por meio de seus netos, os alunos Michele e Rafael Minerbo, que ao aprenderem sobre os contos de Clarice Lispector em uma aula de Português mencionaram que a avó havia dirigido um filme sobre um conto da autora.
susana_amaral_2
Animada, a diretora aceitou o convite e veio ao Colégio exibir e conversar sobre o filme. “Ela ficou muito feliz em vir conversar com os alunos. Ao final do evento, mencionou que eles haviam sido a plateia mais calorosa que ela já teve”, comenta a coordenadora de Língua Portuguesa, Susana Vaz Húngaro.
A conversa abrangeu diversos temas e dúvidas frequentes sobre o ramo do cinema. Questões sobre a formação da diretora, trajeto profissional, dificuldades com a mercantilização da carreira e até um panorama da situação atual do cinema brasileiro foram respondidas com bastante clareza. A diretora deixou claro para os alunos que lutou bastante para atingir a posição em que se encontra hoje. “Para mim, o filme deve começar no momento em que as luzes do cinema se acendem. Um filme bom é aquele que mexe de verdade com você, que te faz refletir por muito tempo sobre o que você viu”, explicou.
susana_amaral_3
Já no dia 17, foi a vez dos alunos conversarem com o produtor Andrew Meyer, convidado a visitar o Colégio também por seu cargo como professor na SCAD, pelo coordenador do Departamento Internacional Olavo Amorim. Após assistirem a alguns trechos do filme “Tomates Verdes Fritos” os alunos foram incentivados a perguntarem o que quisessem ao produtor, numa conversa totalmente em inglês. “São estudantes excelentes, com perguntas muito interessantes e uma excelente articulação”, comentou o convidado.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!