Mauro Aguiar é palestrante de Fórum Econômico-Social na Índia

Publicado em 19/05/14

O Diretor Presidente do Bandeirantes, Mauro de Salles Aguiar, esteve pela segunda vez na Índia (Nova Déli), para o Fórum The New Constellation of Growth in Economy, realizado pelo mesmo grupo responsável pelo Fórum Econômico Mundial de Davos. Este ano, a Gerente de Planejamento Estratégico, Helena de Salles Aguiar, acompanhou Mauro. Junto à comitiva brasileira também esteve presente a especialista em educação e Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Guiomar Namo de Mello.

mauro_india2

O objetivo do Fórum é discutir desenvolvimento econômico e social não somente junto ao acrônimo BRICS (Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul), mas com o olhar voltado a países da África e Ásia. “Vietnam, Indonésia, China, Nigéria, dentre outras comitivas, enriqueceram com diversidade o olhar sobre temas importantes”, disse Mauro.

Segundo o Diretor Presidente, o tom do discurso sobre crescimento que prevaleceu no evento em 2103, foi substituído pelo questionamento de “se” e “como” a crise global chegará aos países em desenvolvimento. “Mais especificamente no assunto educação, havia uma queixa geral de que a universidade tem voltado seu foco mais à pesquisa e pós-graduação e deixando de lado a formação básica, algo que também observo no Brasil e acho lamentável”, explicou Mauro.

O evento, fechado para governos e empresas, foi organizado pelo grupo “The Growth Net”, associação de empresas ligada ao CEAL (Conselho Empresarial da América Latina), do qual Mauro Aguiar é membro, responsável pelo pensamento em questões de educação e capital humano levantadas pelo grupo.

Palestrante no evento sobre a questão do capital social, humano e educação como alavancadores de crescimento no Brasil, Mauro percebeu alguma melhora estrutural nos arredores de Déli em relação à sua primeira visita. “Talvez seja algo eventual, devido à Fórmula 1 que agora ocorre por lá, mas percebi estradas, ruas e algumas estruturas renovadas. No entanto, a complexidade da sociedade indiana, dificilmente traduzida para o olhar ocidental, continua presente, bem como a imensa pobreza”, destacou. “Há também um notado esforço dos pais em educar os filhos e se construir uma Educação Básica de melhor qualidade”, disse.

Embora Brasil e Índia compartilhem intensos contrastes como característica social, Mauro se posiciona de forma otimista com relação ao futuro brasileiro. “Temos serviços públicos e uma infraestrutura que nos permite uma vantagem em termos de desenvolvimento; não há comparação entre as duas nações nesses quesitos; o próprio Ensino Básico avançou enormemente por aqui”, finalizou.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!