Games transformam aulas no 6.o ano

Publicado em 27/03/14

Com a introdução do tablets em sala de aula, os alunos estão experimentando um novo modelo de aprendizado ligado à tecnologia. Nas dinâmicas aulas do 6.o ano do Ensino Fundamental, eles estão aprendendo através de Flashcards, que são cartões que utilizam palavras, expressões, frases e imagens, em forma de jogos. O jogo é uma mistura de “Lince” e “Jogo da Memória”. Cada aluno utiliza uma parte do tablet; quando os cards aparecem com as palavras, vence quem acertar a resposta mais rapidamente.

“Há uma motivação, troca de aprendizado [entre o professor e o aluno] e os alunos estão super empolgados. Não tem como não usar os tablets”, comenta Yeda Lenza, professora de Língua Portuguesa. “Alguns alunos possuíam dificuldades em assimilar as palavras, mas, agora, estão melhorando devido às atividades com os Flashcards”, completa.
A atividade trouxe também interatividade às aulas e autonomia para os alunos. Segundo as professoras de Língua Portuguesa, Yeda Lenza e Marlene Pissolito, eles têm se tornado mais independentes na hora de estudar. Instigados pela curiosidade, consultam rapidamente termos do vocabulário presentes nos textos apresentados e criam seus próprios cards. As aulas se tornaram um verdadeiro campeonato de Flashcards.
Em um efeito de disseminação em rede, os alunos têm comentado e sugerido aos professores de outras disciplinas que também comecem a utilizá-lo nas aulas. Nas aulas de Ciências, por exemplo, eles apresentaram para a professora Carolina L. Oreb um projeto de game sobre astronomia.
Maria Luisa de Sousa Barbosa, do 6.o ano, assim como outros alunos da mesma série, também esta criando os próprios Flashcards. Junto com colegas, ela criou uma série baseada no emprego da vírgula, silabas tônicas e uso dos “porquês”. “Com o tablet as pessoas se empenham até mais na hora de estudar”, acredita. Os flashcards apresentados em aula pelos professores e, também, os criados pelos alunos estão disponíveis para download no Moodle.
“Algumas pessoas podem achar chato estudar, mas, com os Flashcards, o estudo tem se tornado mais divertido e rende mais” comenta a aluna Maria Luisa.
Confira a galeria de imagens clicando aqui.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Convivência

O “Doc B” continua em 2018!

Publicado em 25/04/18

Comunicado

Publicado em 23/02/18