Band é o mais premiado no Festival Educação

Publicado em 19/11/13

Como resultado de sua participação no Festival Educação, projeto em parceria com o Centro Ruth Cardoso,  o Band foi a escola mais aclamada, com quatro ideias premiadas dentre as 23 finalistas. Nascido dentro do Festival de Ideias proporcionado pela ONG, o Festival Educação visa exercitar a criatividade dos alunos de Ensino Médio para juntos criarem novas soluções para melhorias na educação e na relação das escolas com as comunidades.
festival_educação_2013_1
O primeiro lugar ficou com o Band (estudantes Leila Maciel e Juliana Reimberg) em parceria com a Escola Estadual Prof. João Silva, protagonistas de um dos momentos mais emocionantes do Festival: ao sentar para conversar, descobriram juntos sobre a realidade do outro e decidiram inscrever uma nova ideia que não constava entre as finalistas. Com o nome de “Integra Escolas”, a proposta é a de organizar visitas entre as escolas para que os estudantes possam perceber como funciona um cotidiano muito diferente do seu. Os representantes das duas escolas ganharam tablets e uma mentoria de profissionais renomados, para auxiliar no desenvolvimento da ideia.
festival_educação_2013_2
“Quando fui conversar com os alunos da João Silva fiquei muito contente; trocamos ideias enriquecedoras que mudarão minha visão de mundo”, acredita a estudante Juliana Reimberg, vencedora. O evento final de premiação ocorreu no Catavento Cultural, reunindo alunos das várias instituições participantes, com representantes também do Rio de Janeiro e Florianópolis. “Começamos o dia com cada um dos 23 finalistas apresentando a sua ideia em um minuto. Depois disso, houve um tempo livre para que eles co-criassem as ideias com colegas de outras escolas”, conta Bruna Waitman, que auxiliou os alunos no desenvolvimento do Festival Educação.
Depois do amadurecimento dessas ideias, os finalistas puderam fazer uma nova apresentação aos curadores, que se reuniram para selecionar as vencedoras. Enquanto isso, houve um bate-papo com especialistas e inspiradores da área de educação, como os jornalistas Gilberto Dimenstein (Catraca Livre) e Anna Penido (Porvir).
As outras premiadas do Bandeirantes foram: “Bandies” e “Aplicativo Novo Aluno”, ambas nascidas no curso optativo Open City, e também a ideia que propõe a criação de uma plataforma global na internet na qual alunos podem trocar estudos e conhecimento.
As nove escolas participantes ganharam um exemplar do livro “Volta ao Mundo em 13 Escolas”, do coletivo Educ.Ação. Todos os alunos, indendentemente da colocação, ganharam ainda uma visita a uma empresa inovadora.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Institucional

Os Inutensílios

Publicado em 10/06/19

A Educação precisa de paz

Publicado em 05/06/19

40 anos de Band

Publicado em 03/06/19