Alunos montam sintetizador analógico

Publicado em 02/12/15

O Band recebeu o músico e cientista Arthur Joly para uma demonstração e oficina de sintetizador analógico com os alunos de Ensino Médio. A atividade foi organizada pelo Coordenador de Artes, Régis Lima, como parte do curso IBand, de música e tecnologia. Joly veio três vezes ao Colégio conversar com os alunos: primeiramente em uma palestra e depois em dois workshops em que os estudantes puderam “colocar a mão na massa”.
12287086_1104136509605709_559912556_o-2
Na palestra, o músico trouxe um sintetizador modular gigante, construído por ele próprio, e explicou um pouco para os presentes como funcionava o aparelho. Os alunos também puderam experimentar produzir som e ver na prática como a máquina funciona.
12295543_1104136506272376_1681955710_o
Já nas duas oficinas, o trabalho ficou por parte dos estudantes. Na primeira, eles construíram um oscilador eletrônico, parte do sintetizador responsável por gerar a onda de som. Enquanto na segunda, eles montaram um theremin óptico, instrumento que utiliza sensores de luz para produzir som. “ O interessante é que o Arthur, que já tem experiência na área, disse que, dos 10 grupos, se 3 dessem certo, já seria ótimo.  Mas todos os grupos conseguiram faze-lo funcionar!”, declarou Régis.

Para o professor, realizar esta atividade é importante para ampliar o horizonte dos alunos em relação tanto à apreciação, quanto à produção musical, que é a proposta do IBand, desenvolvido por ele e o professor de Biologia, Wilson Ferreira. Além disso, o Coordenador ressalta que o projeto está bem ligado ao espírito do STEAM, unindo Ciências e Artes em uma mesma atividade.
Por fim, Régis ainda destaca a importância da participação no MoogFest, um festival de música e tecnologia, em Asheville, Carolina do Norte (EUA), para a viabilização das oficinas. “Foi uma aplicação da vivência que eu e o Wilson tivemos do evento no ano passado”, afirmou. A próxima edição acontecerá em 2016, também na Carolina do Norte.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!