100 dias de Wi-Fi em todo o Band

Publicado em 22/05/13

Na semana passada o Band completou 100 dias da nova rede wi-fi. Com mais de 1.300 dispositivos logados por dia e agora abrangendo a escola toda, a rede possibilita de forma fácil e rápida que os alunos, professores e visitantes tenham acesso a conteúdos na internet em seus próprios aparelhos.
wifi_2013
Com o uso cada vez mais intenso do conceito de “educação móvel”, a equipe pedagógica do Band tem incentivado os alunos a trazerem seus tablets e gadgets para serem usados em sala de aula. “O aluno hoje tem muito mais interesse em ter seu próprio tablet, com a sua cara, do seu jeito”, explica Sérgio Américo Boggio, Diretor de Tecnologia. “Então passamos a disponibilizar, além dos tablets da própria escola (iPad e Xoom), esse acesso livre à internet para que professores e alunos possam entrar em contato com os materiais e aplicativos que forem interessantes e dinamizarem as aulas”. O desafio agora é elaborar cada vez mais atividades que possam aproveitar a conexão como ferramenta de ensino, como explica Luiz Alexandre Castilho Cury, coordenador do Sistemas de Informação do Bandeirantes. “Nós já temos uma média de mais de 300Gb de informação passando pelo sistema atual. Nosso desafio agora é fazer com que esse nosso material de ponta possa ser ainda melhor utilizado pelos professores em suas atividades de sala com o uso da internet”, comentou.
Recebem destaque algumas atividades realizadas com o uso da internet nas salas de aula: as pesquisas e questionários feitos por meio do aplicativo Socrative (ferramenta que possibilita a criação de questionários em múltipla escolha personalizados); o uso do Google Maps e do Street View nas aulas de Espanhol, possibilitando aos alunos visitas virtuais às ruas de Madri e Barcelona; e o próprio uso da rede de busca do Google em diversas disciplinas e em especial em Redação, em que é usado para buscar editoriais e outros textos na web.
O aproveitamento da nova rede atravessa o campo da sala de aula. Durante os intervalos, os alunos também aproveitam a rede para acessarem jogos em multiplayer e interagirem com os colegas. Com a maior cobertura da rede, essa interação passa a ser possível em qualquer lugar. O recorde de uso simultâneo da rede, registrado pela equipe de tecnologia, foi de mais de 1.800 dispositivos conectados ao mesmo tempo.
A tendência notada entre as preferências dos próprios alunos e recomendação de professores é a opção pelo tablet da Apple, o iPad. “Não se trata de uma preferência especial pelo desenvolvedor. Apenas notamos que, nos últimos anos, a variedade de aplicativos educativos é muito maior para esse tablet do que para os outros”, comentou Boggio.

Temas relacionados: , , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Institucional

Os Inutensílios

Publicado em 10/06/19

A Educação precisa de paz

Publicado em 05/06/19

40 anos de Band

Publicado em 03/06/19