Bate-Papo Engenharia e Medicina

Publicado em 20/05/19

Em um projeto da Coordenadoria de Futuro e Carreira do Band, os alunos tiveram acesso a informações aprofundadas dos cursos de Engenharia e Medicina. O Coordenador de Processos de Avaliação Acadêmica, Cláudio Pinheiro, conduziu dois encontros para trocar informações com os alunos, solucionar suas dúvidas e questionamentos e ainda falar das faculdades que oferecem os cursos.

A ideia do projeto é ajudar os alunos a fazerem uma escolha profissional com mais fundamento. Trocando informações dos cursos, das habilidades e do papel das novas tecnologias nas carreiras, os alunos viram protagonistas e ficam cada vez mais seguros de suas escolhas.

O encontro de Medicina contou com a presença de 80 alunos e trouxe perspectivas sobre as metodologias aplicadas nas faculdades e as universidades que são opções para eles. “Falamos sobre o acesso, a concorrência e um possível investimento que os estudantes podem fazer. Algumas faculdades de Medicina foram se modificando ao longo dos anos. Hoje em dia, é possível encontrar universidades com uma metodologia ativa, em que os alunos, desde o começo, já partem para as práticas e estudos de caso. É muito importante para o nosso aluno entender todos os cenários e conhecer suas opções ao máximo. ”, contou Cláudio.

Já o encontro de Engenharia foi acompanhado por 60 alunos. O Coordenador começou o bate-papo falando sobre as habilidades do engenheiro no século 21 e o papel das novas tecnologias na profissão, como a inteligência artificial. Os estudantes ainda tiveram uma conversa por Skype com o engenheiro elétrico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, João Paulo Martins. Ele trabalha na empresa Intel, na Alemanha, com desenvolvimento de processadores. “Hoje em dia, é esperado do engenheiro, além das habilidades técnicas, a capacidade de relacionamento com as pessoas. O João, que trabalha com várias culturas diferentes na Alemanha, falou bastante sobre isso. Ele precisa saber o que existe de mais avançado na pesquisa técnica e trabalhar com pessoas do mundo todo. ”, concluiu Claudio.

A troca de informações dos alunos acaba sendo valiosa para a tomada de decisão de cada um deles. Pela alta demanda dos alunos, a coordenadoria de futuro e carreiras ganhou mais um nome para a equipe, Milena Greve, Psicóloga Clínica especialista em Orientação Profissional e de Carreira. Ao longo de 2019, os bate-papos continuarão, assim como as palestras e visitas monitoradas em faculdades.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!