Viver, conhecer e aplicar

Publicado em 28/05/12

O diretor-presidente do Colégio Bandeirantes, educador Mauro de Salles Aguiar, acaba de voltar de uma imersão em pleno deserto do Atacama, no Chile, cujo objetivo foi repensar o capitalismo e seu modo de operação dentro das empresas.  O convite veio do fundo privado de investimentos Tarpon e do consultor do Bandeirantes Prof. José Ernesto Bologna, que mediou o coordenou todo o encontro “Fronteiras Empresariais”.

Como companhia, Mauro contou com cerca de vinte importantes empresários brasileiros das mais diversas áreas além de uma paisagem pitoresca que, segundo ele mesmo descreveu, remetia ao solo lunar ou a algum filme da série “Guerra na Estrelas”.  “Estar imerso naquela natureza única, numa altitude e umidade que impediam qualquer tipo de vida, foi fundamental e inspirador para os objetivos propostos pelos jovens empresários que patrocinaram esse encontro: repensar o sistema capitalista após a recente crise e como isso reflete no dia a dia das empresas, na ética ou mesmo no estímulo aos funcionários”, explicou Mauro.

Os dias entre muita areia, minas de sal, vulcões ativos, gêiseres, exercícios e discussões temáticas permitiram um contato próximo com os colegas empresários de outras áreas; Mauro foi o único convidado do ramo “educação”.  Três pilares temáticos conduziram as discussões do encontro, todos eles intimamente ligados à educação e economia: geração Y (como assim é chama aquela geração que nasceu juntamente com os grandes avanços tecnológicos), Neurociência e  redes sociais.

“A atmosfera era quase mística, sentíamos que estávamos num local onde a vida era algo limítrofe – ideal para se discutir assuntos como sustentabilidade, dentro das temáticas propostas”, contou.

Buscando sempre entender as políticas de educação como um todo, Mauro esteve também recentemente em Washington (EUA), juntamente como vice-presidente do Bandeirantes, Hubert Alquéres, em uma reunião para se discutir políticas públicas educativas para crianças de 0 a 5  anos.

O encontro exclusivo com representantes do CED (Comitee for Economic Development), uma das mais importantes associações empresarias  americanas, foi promovido pelo Ceal (Conselho Empresarial da America Latina), do qual Mauro é membro.  “Tivemos um encontro estratégico para aquisição de know-how nessa área, e apoio de empresas americanas no Brasil”, contou.

“O Bandeirantes entende que tempo e espaço específicos para oxigenação e debate de ideias é algo valioso a todos os profissionais”, explicou Mauro. “Por isso, temos destinado anualmente tempo e recursos à formação continuada de toda a equipe”, completou.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Formação