V Curso de Treino das Habilidades Sociais

Publicado em 15/05/19

A Orientadora Educacional do 6.o ano do Ensino Fundamental, Lúcia Costa, participou do “V Curso de Treino das Habilidades Sociais” promovido pelo Programa de Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. A ideia do encontro era convidar os interessados para conhecerem as intervenções destinadas ao desenvolvimento de repertório social de pacientes com dificuldade de interações sociais.


​No curso, os participantes contaram com palestras sobre o histórico das relações interpessoais e teoria e prática de habilidade sociais como a expressão dos sentimentos e desenvolvimento de empatia. A orientadora buscava ampliar um olhar cuidadoso para a convivência das relações humanas e aprofundar conhecimentos nas habilidades e competências sócio emocionais.

​Para Lúcia, o curso trouxe contribuições importantes sobre a convivência entre jovens. Também foi possível ampliar o repertório de solução de conflitos e desenvolvimento de emoções das crianças e adolescentes que tem dificuldades sociais. “Tanto nas aulas de CPG (Convivência em Processo de Grupo) quanto nas orientações realizadas por nós, buscamos desenvolver reflexões e estratégias para uma convivência positiva”, contou Lúcia.

Nas aulas de CPG, são desenvolvidas atividades além das reflexões, vivências que exploram pontos importantes para uma boa convivência, como a comunicação assertiva, percepções de suas próprias emoções e das emoções do outro, construção de estratégias para resolução de conflitos e outros. As habilidades sociais e estratégias desenvolvidas e ampliadas no curso são de grande importância para a orientadora. “Desenvolvemos, na escola, um trabalho preventivo e estar em constante estudo e treinamento é o que nos ajuda a ter sempre um olhar mais cuidadoso. ”, concluiu.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!