Professor Alexandre Magno conclui mestrado

Publicado em 31/08/16

O professor Alexandre Magno, de Física, finalizou o mestrado na UFABC, o tema estudado foi o efeito fotoelétrico com LEDs, e partir deste, um experimento de baixo custo para o Ensino Médio foi desenvolvido.

alexandre_magno

Ao contrário do que ocorre com os experimentos tradicionais que utilizam apenas o limiar de acendimento de um LED, o professor mostrou que é possível utilizar o LED também como fotodetector iluminando-o com outros LEDs. Dessa forma, portanto, foi possível explorar com materiais de baixo custo a absorção de luz pela matéria, e não apenas pela emissão. Por fim, Alexandre explorou a aplicação de uma tensão reversa à corrente fotoelétrica. Através dos dados dessa tensão de corte foi possível obter a constante de Planck com um desvio da ordem de 10%.

“Este mestrado teve grande valia nas aplicações do curso de Laboratório de Física com os alunos 3ºano do Ensino Médio, onde tratamos as noções sobre semicondutores do tipo LED. E por isso, será possível desenvolver com os alunos, de maneira prática, os conteúdos da Física moderna presentes nos melhores vestibulares. ”, finalizou Alexandre.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!