Profa. Karla conclui mestrado na PUC-SP

Publicado em 01/09/14

A professora de Língua Portuguesa Karla Somogyi concluiu seu Mestrado em que, a partir da Análise do Discurso, estudou o humor e a malícia em manchetes e matérias sensacionalistas. O Mestrado foi uma continuação de sua pesquisa inicial de Especialização, ambos concluídos na PUCSP.

Karla_mestrado

Karla analisou diversas manchetes e reportagens do jornal Meia Hora, publicado no Rio de Janeiro. Dessa forma, concebeu que o jornal não se preocupa mais em informar ou formar opiniões, mas, sim, em apenas entreter o público. O interesse sobre o tema surgiu na época das Olimpíadas de 2012, quando o Meia Hora publicou inúmeras manchetes maliciosas e, muitas vezes, preconceituosas.

Como toda dissertação na PUC, é perguntado como essa seria utilizada em sala de aula. “Eu poderia trabalhar com a leitura dos alunos a partir de outros tipos de texto e, dessa maneira, trazer questões mais atuais e discutir como isso influencia nossa fala e linguagem”, explicou .

A grande importância da capacitação continuada, segundo Karla, é o professor poder refletir sobre sua prática e ampliar as possibilidades de ensinar e discutir com os alunos.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Formação