Prof.a Eneida Castro conclui mestrado

Publicado em 06/10/17

Aprofundando-se na literatura contemporânea brasileira e em técnicas de narrativa, a professora de Língua Portuguesa, Eneida Castro, concluiu seu mestrado pela Universidade de São Paulo. Sua dissertação teve como tema: “O peso do corpo ausente: estratégias narrativas em ‘K-relato de uma busca’”.

IMG_7348

O trabalho de Eneida consistiu em estudar formas de se abordar situações traumáticas numa obra ficcional. Para isso, ela analisou o livro “K-relato de uma busca”, de Bernardo Kucinski, que conta a história de um pai que, em plena ditadura militar, procura por sua filha desaparecida. “O estudo buscou definir estratégias para tratar desses assuntos. Foi preciso decompor o romance para entender como cada parte se relaciona”, contou ela.

IMG_7360

Conhecimentos adquiridos com o mestrado foram usados para pensar na eletiva da professora, que tem como título “Violência e arte: a representação da sociedade brasileira na literatura e no cinema”. Ela explica que foi a partir do raciocínio utilizado para o estudo que as aulas da eletiva foram montadas. “O objetivo será pensar como a arte representa a violência podendo banaliza-la ou se posicionar de forma crítica”, completou Eneida.

Para a sala de aula, a professora ainda acrescenta que o mestrado proporcionou um grande contato com novos textos que poderão ser usados e analisados nas aulas regulares de Literatura no Band.

Com a dissertação em mãos, Eneida agrade o apoio do Colégio e de colegas que foram insubstituíveis nessa jornada. “Agradeço ao Colégio por ser uma instituição que não só cria o estímulo, mas também condições para o estudo. Além disso, agradeço a Coordenadora de Língua Portuguesa, Susana Vaz, os professores de Língua Portuguesa, Elizabeth Araújo e Arthus Bustamante, e a professora de Língua Espanhola, Luiza Martins, pelo apoio que me deram”, concluiu ela.

Tanto a dissertação da professora quanto o livro “K-relato de uma busca” estarão disponíveis na biblioteca do Band para que todos possam ler.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!