Oficina explora uso criativo do tablet

Publicado em 17/09/12

As novas tecnologias podem deixar de agregar valor caso não sejam usadas de forma inovadora e adequada. Por exemplo, de que vale o iPad se esse só for utilizado como uma grande calculadora? Capacitar tem sido uma regra dentro do Band. O Colégio investiu na compra de tablets desde 2011, mas as oficinas para seu uso também são uma realidade, já que, no mundo todo, o universo educacional ainda explora lentamente o potencial dessa ferramenta.

No último dia 11 de setembro, cerca de 30 professores estiveram presentes na oficina realizada no Band. Os objetivos do encontro foram revelar novas alternativas de uso e explorar aplicativos já conhecidos pela equipe de professores.

Uma dúvida constante dos educadores, por exemplo, é o quanto um tablet pode causar dispersão nos estudantes em relação à atividade proposta. Segundo a coordenadora de Tecnologia Educacional do Band, Silvia Vampré, a maneira de neutralizar o problema será justamente com professores bem capacitados que desenvolvam boas atividades a fim de engajar o aluno na proposta da aula e evitar distrações. “Dentre as vantagens de se ter o tablet em sala de aula, está a possibilidade de utilizar livros-texto riquíssimos em recursos multimídias com vídeos, áudios, galeria de fotos, animações, simulações e a grande quantidade de aplicativos disponíveis”, acredita.

Dentre os aplicativos apresentados na oficina estava o PDF Notes, um excelente meio para ler textos, grifar frases importantes, fazer anotações e deixar recados nos arquivos. Com ele, as apostilas do Band, por exemplo, podem ser consultadas e até serem comentadas durante a aula, sem o uso e desperdício de papel. Outro aplicativo interessante explorado foi a sala de aula virtual do Socrative, que permite transformar a sala de aula em um ambiente estimulante e interativo. Além disso, o aplicativo rastreia as respostas e fornece dados para que o professor conheça a performance dos alunos e aja de acordo com a realidade demonstrada.

Aplicativos voltados ao conteúdo de aula também foram mostrados, tais como o jogo Hanói, o Google Earth, e outros utilizados para visualizar células vegetais e a circulação do coração, por exemplo.

A vantagem dos tablets, segundo vários professores que já o utilizaram, é que garante uma atenção diferente dos estudantes. Por ser um instrumento moderno, e que muitos já têm em casa, os faz sentir mais animados para trabalhar nas atividades educativas. A experiência feita pela equipe de Português, na qual os alunos utilizaram os iPads para fazer pesquisas pelo colégio, obteve resultados estimulantes.

A próxima oficina de uso de tablets acontece dia 20 de setembro.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Formação