Novas fronteiras para o ensino

Publicado em 10/04/13

Com uma crescente necessidade de discutir o futuro e os novos rumos da educação em meio a tantas novas tecnologias e meios de comunicação, é mais que necessário que os profissionais do ramo educacional e tecnológico tenham um espaço para por em pauta esses assuntos e discutí-los de forma mais elaborada e frutífera. Foi com isso em mente que o Diretor de Tecnologia do Band, Sérgio Américo Boggio, compareceu ao XI Congresso Brasileiro de Gestão Educacional & III Congresso Internacional de Gestão Educacional, o GEduc 2013.

Diretor de Tecnologia, Sérgio Américo Boggio

Diretor de Tecnologia – Sérgio Américo Boggio

O tema principal das discussões propostas pelo Congresso, e abordado pelo diretor, é a adaptação da educação para as exigências do dinamismo e inovações no mercado de trabalho. “É preciso que as escolas comecem a abandonar cada vez mais esse modelo de padronização excessiva no ensino, que já está saturado”, comentou Boggio. A chamada “educação 3.0”, nas palavras do diretor, “é aquela que permite à instituição um melhor aproveitamento das diferenças intelectuais e de habilidades entre os diferentes alunos que chegam ao colégio, de forma a prepará-los da maneira mais adequada para um mercado que tem todo um leque novo de opções para aplicar essas habilidades”.

Um dos principais desafios para a aplicação efetiva das mudanças no ensino é balancear o triângulo aluno/pais/colégio. “É preciso estabelecer metas e prazos de cumprimento para colocar essas mudanças em prática, e ao mesmo tempo conciliar aquilo o que a escola consegue fazer, o que o aluno se interessa em fazer e o que a família decide apoiar”, explicou. Além disso, ainda há uma necessidade muito grande em conscientizar, em escala nacional, a necessidade dessas mudanças, para que cada vez mais as instituições de ensino possam proporcionar ambientes livres e dinâmicos para o ensino que, além de contemplar um ensino de qualidade para seus alunos, conte com uma compreensão e apoio de suas famílias.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Formação