Literatura e língua em constante mudança

Publicado em 25/08/11

Congressos, debates, viagens. Todas essas experiências enriquecem o repertório de um educador e agregam muito nas atividades de sala de aula. E as professoras de português não perdem as oportunidades de trazer essas novidades para o Bandeirantes.

Enquanto a Fabiana de Lazzari participou de congressos, debatendo seu recém-concluído mestrado, a professora Marise foi a Paraty, enviada pelo Bandeirantes para a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty).

Na Escola de Comunicações e Arte (ECA-USP), Fabiana participou do Congresso de Comunicação Ibero-Americana , discutindo a criação da imagem do jovem na publicidade brasileira, assunto que a professora estudou com profundidade em sua dissertação de mestrado. “Acho que essas atividades são essenciais para nós não perdemos de vista o que está sendo produzido nas universidades”. A professora conta que esse tipo de conhecimento é muito importante, especialmente para os alunos de terceiro ano que já estão muito próximos da realidade acadêmica.

Em Paraty, a professora Marise esteve na nona edição da FLIP, evento que reúne grandes autores nacionais e internacionais e que, neste ano, teve como autor homenageado Oswald de Andrade. Depois de ser convidada a participar da oficina de crítica literária, a professora organizou-se para aproveitar ao máximo os debates que contaram com a participação de grandes pensadores como o filósofo Luiz Felipe Pondé e o neurocientista Miguel Nicolelis, o crítico literário Antônio Candido e o músico, poeta e ensaísta José Miguel Wisnik.

Além da programação oficial, Marise ficou extremamente entusiasmada com a programação que se espalhou pela cidade para além do cronograma oficial da feira. A fala do poeta Ferreira Gullar no Espaço Folha marcou especialmente a professora. “Ouvir o autor falando de sua experiência de vida, percebê-lo como um ser humano ‘de carne e osso’ é uma coisa incomparável, que nenhum livro dá”, conta.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Formação