Inglês atualizado

Publicado em 29/09/11

O aprendizado de uma língua não passa apenas pela sala de aula, mas se concretiza nas novas experiências que esse conhecimento é capaz de proporcionar. Para estarem em sintonia com as transformações desse saber dinâmico, os professores do Band são incentivados a buscar as novidades pelo Brasil e pelo mundo.

O Coordenador de Língua Inglesa e Assuntos Internacionais, José Olavo de Amorim, esteve em Kelowna, Canadá, a convite da UBC (University of British Columbia) para conhecer o Okanagan Campus junto de uma comitiva de outros onze “counselors” (orientadores de alunos) do mundo inteiro, vindo de países como Guatemala, Jordânia, Estados Unidos e Noruega.
Olavo elogiou muito a organização da universidade e a atenção que recebeu de todos os profissionais. “Eles dão muito valor à construção de relações internacionais. Nosso grupo conversou pessoalmente com o Presidente da Universidade, Stephen Toope, e percebemos o interesse genuíno deles”, contou.

Além de trocar experiências, o professor pode conhecer toda a infraestrutura do campus, como salas de aula, dormitórios e museus. “Pude viver a universidade e entender a cultura de aprendizado deles, muito diferente da nossa. Esse tipo de experiência é muito rica para ser passada ao aluno que pretende estudar no exterior”, observou.

As professoras Cléria dos Santos e Patrícia Goloni estiveram na Inglaterra, participando de cursos no English Language Centre, junto a outros professores do mundo inteiro. Ambas já fizeram outras viagens de capacitação com o apoio do Band, e afirmam que os ganhos vão muito além dos conhecimentos adquiridos nos cursos. “É muito interessante ter um tempo para refletir sobre sua profissão em um ambiente diferente”, diz Patrícia. “As viagens são mais uma expressão dos valores que seguimos aqui: a qualidade no que se faz, a consciência da importância e a valorização do professor”, completa Cléria.

Em Curitiba, as professoras Amini Rassoul e Silvana Paulos participaram da 9ª Southern Cone Tesol Convention. O evento reúne professores brasileiros e estrangeiros de Inglês como língua estrangeira e autores de livros didáticos. Refletir sobre o uso da tecnologia e a relação com os “digital learners” foi muito importante para as professoras. “Mais do que conhecer as novas tecnologias, nós pudemos pensar em novas utilizações dos recursos que já temos em sala de aula”, conclui Amni.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!