Geografia e Audiovisual

Publicado em 14/09/12

Os professores Ana Paula Zanini, Fernanda Zuquim, Leda da Silva e Lucas Costa participaram do XVII Encontro Nacional de Geógrafos, enviados pelo Band. Durante uma semana assistiram às palestras e mesas redondas que ocorreram no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O evento, que acontece a cada dois anos, tem o objetivo de reunir a comunidade de geógrafos brasileira para debates e atividades que permitam avaliar questões do pensamento geográfico no país. O ensino de Geografia é um dos temas presentes. Durante o evento deste ano, graduandos, mestrandos, doutores e especialistas puderam expor seus trabalhos e pesquisas aos visitantes.

“O tema de 2012 foi ‘Escalas, poderes, ações, geografias’. Os eixos discutidos variavam entre economia, meio ambiente, educação, linguagens, dentre outros”, explicou a professora Fernanda Zuquim.

O eixo que mais chamou a atenção dos professores foi aquele sobre a utilização de linguagem audiovisual. Uma equipe da Unicamp apresentou uma pesquisa discutindo a forma de uso da imagem (como a foto e o vídeo) na educação, e qual seria a melhor maneira de usá-la no aprendizado da Geografia.

“No Band já utilizamos muito produções audiovisuais. Os alunos produzem vários vídeos para as aulas e os resultados são sempre muito bons. O trabalho com vídeo estimula linguagens e habilidades em sua produção. Os estudantes precisam preparar um roteiro, e organizar todo o resto”, explicou Fernanda. “O que vimos na palestra foi uma fundamentação teórica sobre o uso de imagens e queremos trazer isso para o Colégio”, esclareceu.

Para aprimorar o uso de linguagens da comunicação nas aulas, e melhorar a qualidade dos trabalhos, os professores de Geografia do Band estabeleceram um diálogo com a equipe da Unicamp, que virá ao colégio para palestras ainda este ano.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Formação