Eventos de Formação: História e Geografia

Publicado em 11/04/19

As Coordenadoras de História e Geografia, Ana Cintia de Amorim e Márcia Abdo, respectivamente, foram a algumas instituições parceiras do Band para dois eventos importantes. Como parte do processo de formação de professores, elas compareceram a palestras referentes às suas áreas de trabalho.

Professoras Ana Cintia e Márcia Abdo

​O primeiro evento aconteceu no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Lá, o economista Arthur Kroeber falou sobre a política externa da China e dos Estados Unidos. Ele é sócio fundador e chefe de pesquisa da Gavekal Dragonomics, um estudo feito pela empresa Gavekal sobre a economia chinesa. Eles avaliam os desenvolvimentos políticos e os impactos internacionais da macroeconomia todos os dias. A palestra tratou majoritariamente das tensões de relacionamento econômico entre chineses e americanos. “Em eventos assim, podemos pensar sobre questões contemporâneas e atuais, o que é fundamental tanto na História quanto na Geografia”, contou Ana Cintia.


Já no segundo evento, as Coordenadoras foram à Fundação Fernando Henrique Cardoso. Para a palestra, o convidado foi o historiador cubano Manuel Cuesta Morúa. Ele falou sobre a nova constituição e presidente do país. Manuel se aprofundou no fim da Era Castro e no comportamento do novo governante de Cuba. Além disso, ele explicou detalhadamente a produção da nova constituinte aprovada em plebiscito no país em fevereiro desse ano.

​“Esses eventos são uma forma de ouvirmos debates de intelectuais que se dedicam aos temas em questão. Assim, nós nos atualizamos sempre, tanto para as aulas quanto para vida profissional no geral”, concluiu Ana Cintia.  ​

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Formação