Do Rio Tejo ao fado: Band em Portugal

Publicado em 03/10/18

Para conhecer de perto a cultura por trás de muitos dos maiores clássicos da literatura, a Coordenadora de Língua Portuguesa, Susana Vaz Húngaro, e a professora de Língua Portuguesa, Eneida Castro, viajaram para Portugal.

Prof.a Eneida

​Por lá, elas visitaram Lisboa, Porto e Coimbra, além de cidades menores como Sintra, Tormes, Fátima e Óbidos, passando por pontos marcantes como as Fundações Fernando Pessoa, Eça de Queiroz e José Saramago, o Palácio Nacional de Mafra, Palácio Nacional da Pena, a Universidade de Coimbra e a Universidade do Porto. Além disso, o simples andar pelas ruas também foi essencial para conhecer a cultura portuguesa.

Prof.a Susana

​Susana explica que conhecer os lugares retratados por muitas das obras lidas pelos alunos traz outra compreensão. “Isso nos dá um enriquecimento cultural que me faz sentir mais preparada para falar sobre Portugal em aula”, destacou ela. “Os textos ganham outra vida após essa vivência. É como entrar nos livros que trabalhamos o tempo todo”, contou a professora Eneida que descreveu Portugal assim como seu autor Almeida Garret descreveu a cidade de Santarém: um livro de pedras.


​A viagem também foi uma oportunidade para conhecer mais sobre as universidades do Porto e Coimbra, e também sobre quais são as oportunidades dos brasileiros por lá. “Pude colher informações tanto para o Departamento Internacional quanto para os alunos interessados em estudar lá”, disse Eneida que também faz parte da Orientação Profissional do Colégio.

​Viagens como essa são parte da cultura do Band, com a ideia de melhorar sempre. “É algo visto em todas as áreas aqui no Colégio. Esse tipo de iniciativa se reflete na qualidade das aulas dos professores”, concluiu a Coordenadora Susana.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Formação