De Lisboa a Guimarães: uma imersão histórica e cultural em Portugal

Publicado em 02/10/19

Para conhecer de perto um grande patrimônio histórico europeu e a cultura por trás de muitos dos maiores clássicos da literatura, a Coordenadora de História, Ana Cintia Amorim, a professora de História, Daniela Molina, a professora de Língua Portuguesa, Elizabeth Araújo, e a professora de Artes, Paula Ariane, embarcaram para Portugal. Lá, elas puderam conhecer e estudar ainda mais alguns pontos importantes do país que servem como base para muitas aulas.


Desde Lisboa, a capital de Portugal, até Guimarães, onde o Condado Portucalense foi fundado, elas visitaram 9 cidades em uma semana e passaram por uma total imersão histórica e cultural. Entre os municípios conhecidos estavam, Lisboa, Cascais, Sintra, Alcobaça, Óbidos, Coimbra, Braga, Guimarães e Porto. Viagens como essa são parte da cultura do Band, com a ideia de melhorar sempre e manter uma formação contínua com seus professores.

“Além de toda a parte histórica e artística, com os museus de arte antiga e as catedrais góticas, ainda conhecemos muitos lugares importantes da literatura portuguesa, como a Quinta das Lágrimas e o túmulo da Inês de Castro. Esses pontos são importantes e ajudam muito no nosso trabalho. Além disso, existe o lado emocional de ver o que ensinamos em sala de aula com os nossos próprios olhos.”, contou Ana Cintia.


O fato de ser uma Equipe interdisciplinar de professoras foi ainda um acréscimo importante da viagem.  Cada uma levou a sua experiência profissional e de sala de aula para a Portugal e o grupo pôde trocar conhecimento “in loco”. O país é ainda um lugar muito interessante de se visitar, pois tenta, nos últimos anos, equilibrar seu patrimônio com a modernidade e as novas construções e despesas do governo.

Biblioteca do hotel das janelas verdes

A experiência das professoras pode ser ainda melhor quando elas jantaram no restaurante “Casa de Linhares”, construção que já foi morada de Camões. Além disso, elas também se hospedaram no hotel “Janelas Verdes”, antiga casa de Eça de Queiros, e puderam visitar sua biblioteca. Conhecer e vivenciar esses pontos tão importantes para a literatura e história portuguesa contribuiu para a imersão cultural delas em Portugal.


“Apesar de estudarmos bastante a arte, a história e a literatura de lugares como esse, apenas a imersão e a vivência nessa cultura podem nos despertar e sensibilizar para certas questões. Foi uma grande experiência para todas nós, fundamental para o aprendizado e surpreendentemente emocionante.”, concluiu Ana.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!