De Guimarães Rosa ao Band: Marise defende tese de doutorado

Publicado em 24/10/18

Determinada a compreender melhor a presença de um dos maiores escritores do Brasil em uma revista que representou uma época, a professora de Língua Portuguesa, Marise Hansen, defendeu sua tese de doutorado com o título “Guimarães Rosa e a revista Senhor: Uma poética da integração”, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.


Sua tese, concluída após quatro anos de dedicação, analisa três novelas de João Guimarães Rosa na revista “Senhor”, publicada entre 1959 e 1964, que representava o contexto cultural da época. “O objetivo era mostrar que é muito simbólico que textos de Guimarães Rosa apareçam na revista”, contou ela.


Esse material e, principalmente, o conhecimento adquirido têm resultados instantâneos na sala de aula. “Acho fundamental estar na pesquisa e na universidade. Traz um ganho imediato para o nosso trabalho, te dá mais segurança sobre um determinado assunto e também aumenta a qualidade da aula”, completou Marise.


Ela também destaca o dia da defesa de sua tese quando, além de receber sugestões de especialistas no assunto, também recebeu a notícia de que o trabalho será publicado. “Fiquei muito feliz. É um sacrifício e uma conquista”, disse ela ressaltando também a participação do Band no processo. “Se não fosse a ajuda que tive do Colégio, não teria conseguido”.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Formação