Cultura e Arte: Band na Basileia

Publicado em 28/09/18

Caminhando pelas ruas de uma das cidades mais culturais do mundo, o Coordenador de Artes, Filosofia e Sociologia, Régis Lima, o professor de Filosofia, Ricardo Salgado, e o professor de Filosofia e Matemática, Gleney Lolo, foram para Basileia, na Suíça, visitar a “Art Basel”, maior feira de arte contemporânea do mundo.


A viagem fez parte de um projeto para capacitar os professores em estética e filosofia da arte, temas que agora integram a grade do Ensino Médio. Para isso, nada melhor do que vivenciar uma cidade que possui 37 museus e, principalmente, conhecer uma feira que conta com diversas obras de artistas como Picasso, Lygia Clark, Andy Warhol e muitos outros.


Os educadores também estiveram no Museu das Belas Artes, Museu de Arte Antiga de Basileia e Coleção Ludwig e na Fundação Beyeler, onde havia, por exemplo, obras de Monet e Mondrian. Além disso, a própria cidade foi uma imersão cultural, lugar onde grandes pensadores como Nietzsche, Erasmo de Roterdã e Jung já passaram.


Desde as obras até as reflexões, Régis explica que a experiência foi usada como base para planejar as aulas. “A vivência presencial com a obra traz uma dimensão que nenhuma consulta em livros ou na internet se compara. Isso tem um total reflexo na classe”, contou ele.

Temas relacionados: , , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Formação