Avaliação e seus significados: Cláudio conclui mestrado

Publicado em 30/10/18

Com a ideia de pesquisar diferentes formas de avaliação e propor intervenções, o Coordenador de Futuro e Carreiras, Cláudio Pinheiro, concluiu seu mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com a dissertação “Estratégias de análise de resultados da avaliação da aprendizagem: plano de formação continuada para professores e coordenadores pedagógicos”. O trabalho foi orientado pelo professor e doutor Nelson Gimenes.


Cláudio explica que a ideia era criar uma capacitação para educadores de forma que estes pudessem enxergar novos significados e análises nas provas realizadas pelos alunos. “É ver a avaliação como instrumento para contribuir com a aprendizagem e não apenas para medir resultados”, destacou ele. Para isso, foi necessário um estudo que mesclou estatística e pedagogia, áreas nas quais o educador tem experiência.

​Pesquisas como essa refletem, de maneira imediata, no trabalho de Cláudio no Colégio já que, no momento, o Band repensa as formas de avaliar os alunos. “Trouxe mais subsídios para pensar nessas mudanças”, explicou Cláudio.

​A dissertação tirou nota máxima e a banca ainda sugeriu a publicação em forma de livro, além da continuação do trabalho em um doutorado. “Foi um processo desafiador, mas que deu muito orgulho. Acho que eu atingi um sonho pessoal que é uma contribuição mínima para a educação”, concluiu ele.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Formação