Alunas participam de competição de mediação na França

Publicado em 27/07/15

As alunas Talitha Caldeira, formada em 2011 e Giovana Baptista, formada em 2012, participaram da Mediation Week este ano. A competição é organizada pela Câmara de Comércio Internacional de Paris (ICC) e atrai estudantes de Direito de diversas partes do mundo.

Talitha

Talitha Caldeira

O objetivo do evento é simular situações de mediação comercial, ou seja, a resolução de conflitos através do protagonismo das partes envolvidas com o auxílio de um mediador.

Giovana Baptista

Giovana Baptista

Na atividade promovida pela ICC, os times de cada universidade fazem o papel das partes na negociação e o mediador é um profissional da área.

Talitha, que foi como representante da PUC (Pontifícia Universidade Católica), conta que para poder participar este ano, ela teve que passar por uma preparação que se iniciou em março de 2014 e foi até Janeiro de 2015, um mês antes da competição. Da turma de inscritos, só 4 oradores foram selecionados para participar na França.

Segundo ela, a experiência foi incrível e única. “Queria poder ir de novo, mas cada aluno só pode participar uma vez na vida, por norma da competição”, afirmou. A estudante ainda expressa felicidade por que o time da PUC ganhou o prêmio de melhor equipe estreante do evento.

Já Giovana participou da competição como oradora da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e assim como Talitha, passou por uma preparação antes de ir. “Já que a equipe tem apenas 4 pessoas, você recebe um treinamento totalmente personalizado e voltado para desenvolver suas falhas algo que é impossível fazer em uma sala com 30 alunos”, comentou. “Fui treinada por um dos melhores mediadores do mundo, e posso dizer que ter aprendido um pouco mais sobre a ‘arte da negociação’ mudou minha vida. Nós não percebemos, mas todos os dias estamos negociando”, completou.

A aluna também já havia ido a outro evento semelhante promovido pelo Tribunal Penal Internacional em Haia, o International Criminal Court Moot Competition e diz que as competições são a melhor experiência acadêmica para estudantes de Direito. “ Foi através delas que eu encontrei as áreas do Direito que eu sou mais apaixonada, que são os Direitos Humanos, o Direito Penal Internacional e Direito Humanitário, lidando com conflitos e guerras”, finalizou.

Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!

mais de Eu fiz Band