Aluna realiza pesquisa sobre o Zika Vírus

Publicado em 01/03/16

Lilian Catenacci, formada em 1998, está realizando uma pesquisa sobre arboviroses, incluindo o Zika Vírus. O trabalho faz parte de seu programa de Doutorado, iniciado no Instituto Evandro Chagas, no Pará, e que agora está em continuação na University of Missouri Saint Louis (EUA) em parceria com o Saint Louis Zoo.

lilian001

Para a aluna, o interesse pela saúde pública sempre foi grande. Já em 2005, ela participou de um projeto piloto na Mata Atlântica no Sul da Bahia e colheu mosquitos e amostras de macacos e preguiças que habitavam o local para poder analisar a existência de arbovírus na região. Como na época ela não teve financiamento para fazer a pesquisa, ela armazenou o material corretamente até que pudesse ser utilizado.

Em 2013, quando ingressou no Doutorado, Lilian deu continuidade ao trabalho feito nos anos anteriores. Junto às secretarias da saúde de Una e Ilhéus, ela realizou uma ação de vigilância. A partir dos resultados obtidos com os anticorpos achados nos animais silvestres, eles coletaram amostras de sangue de seres humanos para constatar qual porcentagem da população já havia sido exposta a algum tipo de arbovirose. “ É esse o objetivo da medicina de conservação: utilizar a saúde de animais para ajudar as pessoas”, contou Lilian.

Atualmente nos Estados Unidos, ela acompanha o zoológico de Saint Louis e realiza pesquisas em laboratório na Universidade de Missouri com o objetivo de conectar as informações já obtidas com alguma forma de retorno para a comunidade. Ao final de março, ela voltará ao Brasil para testar as amostras de mosquitos para arboviroses, incluindo o Zika Vírus. Para a aluna, o mais importante da pesquisa é realizá-la antes da epidemia da doença.

Sobre a influência do Bandeirantes na sua trajetória, a estudante ressaltou a importância de ter tido a base para entrar na faculdade que queria e de aprender a ter perseverança para seguir objetivos. “O Band foi o pontapé inicial de tudo isso. Primeiro porque me abriu portas para estudar Veterinária na UNESP, que foi onde eu sempre quis estudar na graduação, depois porque o Colégio foi fundamental para me fazer acreditar nos meus sonhos”, finalizou.

Para saber mais sobre o trabalho de pesquisa de Lilian, confira a publicação sobre ela no portal da UFPI aqui e no site do St. Louis Zoo aqui.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Eu fiz Band

Eu Fiz Band: Mariana Montag

Publicado em 09/10/19

Eu Fiz Band: Rafael Reuben

Publicado em 24/09/19

Eu Fiz Band: Guilherme Lichand

Publicado em 19/09/19