Aluna cria projeto “Troca de Saber”

Publicado em 25/06/14

Amanda Sadalla, aluna formada em 2013 e agora estudante de Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas, percebeu que as novas plataformas digitais têm se mostrado um ambiente de cooperação e troca. Por isso, decidiu criar o Troca de Saber: um projeto com o objetivo de utilizar ferramentas virtuais de comunicação (Facebook, Skype e Twitcam) para conectar alunos de diferentes regiões e situações socio-econômicas para uma intercâmbio de conhecimento acerca dos conteúdos do Ensino Médio.

amanda2

Amanda Sadalla

“O Bandeirantes me fez perceber que, além de passar no vestibular, era importante causar um impacto social, fazer a diferença na sociedade. Após ter criado o Troca de Saber, recebi muita ajuda, principalmente dos professores de Língua Portuguesa e dos meus amigos, que estudam ou estudaram lá”, comentou Amanda.

Por meio das mais diversas redes sociais, monitores voluntários (dentre esses, muitos alunos do Band) lecionam diferentes disciplinas através de video-conferências e também via chat. Além disso, O Troca de Saber realiza doações de livros didáticos para estudantes da rede pública. “As instituições públicas e o terceiro setor devem apropriar-se cada vez mais destas ferramentas, que não devem ser vistas como apenas um espaço de ócio e propaganda”, afirmou Sadalla.

O projeto nasceu quando Amanda conheceu Michele Vasconcelos, de Camaçari (BA), que estudava há 2 anos por conta própria para entrar em Medicina. Ela percebeu que muitos estudantes desistiam da universidade devido à falta de um material de estudo apropriado.

Amanda acredita que é um dos desafios desta geração aprender como utilizar as novas mídias para estabelecerem uma conexão com seu público-alvo. Ela disse não apoiar iniciativas políticas na Internet que não repercutam em ações práticas, com retorno. “Esse tipo de coisa não deveria acontecer. O ideal seria algum programa que fizesse com que essas pessoas tenham suas críticas ouvidas e respondidas”, finaliza.

Para conhecer mais sobre o Troca de Saber, acesse a página no Facebook.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Eu fiz Band