Basquetebol

Em 1891, surgiu o basquetebol (do inglês basketball, literalmente “bola ao cesto”), criado pelo canadense James Naismith, professor de Educação Física nos Estados Unidos, como uma alternativa ao inverno rigoroso da região e com a ideia original de criar um esporte menos violento, em detrimento do basebol e o futebol americano que eram praticados ao ar livre.

O objetivo do jogo é inserir a bola no cesto fixo que está localizado nas extremidades da quadra. No início, o cesto de basquete não era furado, ou seja, cada vez que acertavam a bola no alvo, alguém precisava tirá-la com auxílio de uma escada.

Hoje, cerca de 200 países são filiados à FIBA, Federação Internacional de Basquetebol. Os Estados Unidos são um dos maiores destaques no basquete mundial, e alguns dos melhores jogadores americanos são: Magic Johnson, Michael Jordan, Oscar Robertson, LeBron James, Larry Bird, Bill Russell, Shaquille O’Neal, Kobe Bryant, Wilt Chamberlain e Kareem Abdul-Jabbar.

No Colégio Bandeirantes, os treinamentos de Basquetebol acontecem duas vezes na semana para as categorias pré-mirim, mirim, infantil e juvenil, nos naipes masculino e feminino. O esporte já conquistou diversos e importantes êxitos.

Categorias:

Pré-mirim (11 e 12 anos) –  fem. e masc.;
Mirim (13 e 14 anos)  –  fem. e masc;
Infantil (15 e 16 anos) – fem. e masc;
Juvenil (17 e 18 anos)  – apenas masc.

Veja abaixo os últimos posts sobre Basquetebol