Após um ano de preparações, as 20 eletivas para 2018 foram apresentadas aos alunos que, agora, têm o poder de escolha do próprio currículo. Na biblioteca, os estudantes puderam conferir os cartazes com todas as propostas para o próximo ano e tirar dúvidas com os professores responsáveis. Além disso, os professores apresentaram informações gerais das 10 eletivas do 1.o semestre.

eletiva1

Serão oferecidas 10 eletivas por semestre, cinco para a 2.a série do Ensino Médio e outras cinco para a 3.a série – onde os alunos da 2.a série escolherão uma aula por semestre e os da 3.a série optarão por duas. Assim, em mais de uma oportunidade por ano, os alunos poderão escolher sua própria grade de acordo com seus interesses. “O objetivo é que eles experimentem aulas diferentes, repensem e se conheçam cada vez mais”, disse a Diretora Pedagógica, Mayra Ivanoff.

eletiva2

A pedido dos alunos, todas as eletivas já foram expostas para que cada estudante possa programar todo o ano letivo levando em conta o que gostariam de aprender. Porém, no momento, os alunos farão apenas as inscrições para o primeiro semestre de 2018.

eletiva3

Além do protagonismo do aluno para escolher seu próprio caminho, o professor também teve autonomia na criação dos cursos. Para esse processo, as únicas condições eram que as aulas fossem interdisciplinares e tivessem estratégias variadas. “Temos professores fantásticos que conhecem muito mais do que o conteúdo mínimo. Eles montaram aulas com interdisciplinaridades que foram além do óbvio e que não entrariam num currículo regular”, comentou Mayra.

Como uma grande novidade no Band, as eletivas também promoverão a maior interação entre diversos alunos já que cada aula trará pessoas diferentes unidas por interesses em comum.