Quando o jogo começa

Publicado em 20/04/10

O jogo de basquete começa muito antes do jogo.

No cenário profissional (leia-se NBA), o preparo para um jogo começa semanas antes do jogo, com equipes técnicas estudando os times adversários; jogadas, melhores jogadores, características, preferências de marcação, tendências, ataque organizado ou em transição, entre tantos outros. A partir daí, os dados coletados são mostrados aos jogadores em vídeo nos vestiários antes dos jogos, fazendo com que o atleta seja não só um jogador, mas também um conhecedor do adversário.

Vestiário do Phoenix Suns - NBA

No cenário escolar, é impossível que se faça como na liga americana, por falta de infraestrutura. Não há como filmar jogos e contratar pessoas experientes e conhecedoras do esporte para ficarem à disposição dos times de adolescentes dos colégios. Em outra matéria pretendo abordar melhor as causas disso. Assim, o preparo para o jogo deve vir de cada atleta.

O jogo começa quando a aula termina
Após o fim da aula, o jogo se inicia. Poucas conversas e ZERO garotas. A música no ouvido, de qualquer tipo, sempre cai bem para a concentração. Tênis firmemente amarrado. Cara de poucos amigos. Seriedade. Entrar na vibração do jogo, para que, ao adentrar a quadra, tenha a postura correta. É horrível começar a ‘entrar’ no jogo no segundo ou terceiro quarto; o jogo já pode estar perdido.

Nash - NBA

Espero que consiga ter mostrado como o jogo de basquete que assistimos é uma ponta no iceberg de um longo processo de adequação e preparação.

Abraços a todos

*Para ver os comentários das fotos, deixar o mouse parado sobre elas*
Temas relacionados:
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!