MUDANÇA DE HÁBITOS

Publicado em 28/10/14

 
Em 2011, quando o Colégio Bandeirantes, através de seu Departamento de Educação Física e Esporte, implantou o programa de Ginástica Laboral, tinha como objetivo propiciar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional por meio de exercícios de alongamento, respiração, de prevenção de lesões ocupacionais e promover a socialização (através das dinâmicas de recreação).

As aulas consistem em uma IMPORTANTE PAUSA durante a jornada de trabalho, nas quais se realizam uma prática programada de exercícios físicos planejados de acordo com as demandas físicas dos diferentes setores de uma empresa. Dentre seus maiores benefícios destacamos:

  • Proporciona o relaxamento de segmentos corporais bloqueados por tensões;
  • Aumenta a amplitude muscular;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Promove a eliminação de toxinas pela ativação da circulação sanguínea;
  • Reduz o sedentarismo, a ansiedade e o estresse;
  • Reduz a fadiga mental e a física;
  • Melhora a concentração, a prontidão mental e agilidade;
  • Previne lesões musculares;
  • Motiva para a mudança do estilo de vida com a realização de atividade física regular;
  • Desenvolve a consciência corporal e respiratória;
  • Melhora o bem-estar físico e mental;
  • Melhora a socialização.

A implantação do programa na escola corrobora a preocupação da instituição com a saúde de seus funcionários e o programa da aula se baseia em exercícios posturais, alongamento, exercícios de resistência muscular localizada, exercícios articulares e respiratórios.

Para desenvolver esses conteúdos, as professoras se inspiram na ginástica localizada, yoga,  body balance, pilates, cromoterapia, do in, técnicas de massagem, reflexologia, entre outros, sempre utilizando os mais diversos materiais : faixa elástica, bolinhas e bolas, taquinhos, halteres, caneleiras, cordas, tubbing, etc.

Além disso, a Equipe de Laboral, através do Departamento de Educação Física e Esporte, realiza eventos de caminhadas, o CaminhaBand, que já se encontram em sua 5.a edição, e que fornece aos participantes a oportunidade de avaliar seus resultados e suas medidas biométricas no decorrer do ano, através de uma planilha de avaliação física comparativa.

Alguns funcionários participantes do programa, indicam as aulas de Ginástica Laboral (GL)   e o CaminhaBand como gatilho para mudança.

O caminho para a conquista de uma vida saudável, apresenta diversos obstáculos, sendo que o maior deles é sair da zona de conforto, pois sempre procuramos o que é mais fácil e prático.

Não adianta recorrer aos famosos “atalhos”, tais como dietas da moda e exercícios físicos intensos demais e sem regularidade. As mudanças se dão de maneira gradual e constante.

Inicialmente, um evento acontece, como comentários das pessoas, resultados de exames médicos, averiguação de seu peso na balança, que faz com que a pessoa faça uma reflexão de si mesma e passa a sentir-se insatisfeito com sua condição.

Depois, surge a necessidade de superar a dificuldade, mas a pessoa ainda não consegue comprometer-se com a mudança.

Em uma terceira fase, iniciamos os primeiros passos rumo à mudança, e por fim,  a mudança ocorre e permanece como rotina em nossas vidas.

Os segredos nessas fases finais é o pensamento positivo e a realização de exercícios físicos, que são a chave para um corpo e uma mente saudável, que aumentam a confiança, a sensação de bem-estar, diminuem o estresse e proporcionam tempo para meditar.

O Colégio Bandeirantes oferece aos professores e funcionários diversos horários de Ginástica Laboral (GL), e ainda temos vagas para novos alunos nas seguintes turmas:

3.a feira: 10h10 às 10h30 Sala dos Professores / 13h10 às 13h30 Sala do Tênis de Mesa / 16h10 às16h30 Sala dos Professores

5.a feira: 10h10 às 10h30 Sala dos Professores

6.a feira: 9h10 às 9h30 Sala dos Professores

Abaixo, destacamos o depoimento de dois funcionários da escola, Francisco Carlos do Vale – Assistente de Departamento Pessoal e José Ricardo Birrer Filho – Auxiliar de Atividade Cultural, que contam suas histórias de sucesso.

DSC02608

Quando caiu a ficha que você precisava mudar? O que aconteceu?

Francisco: Na realidade eu já tinha consciência que eu precisava mudar, mas por algum motivo que eu não sei explicar eu ficava protelando. Ao realizar exames de saúde, além da obesidade, resolveu aparecer uma tal de diabetes, embora baixa, mas incomodou, aí entrei de cabeça, e para ajudar nesta minha motivação, veio as laborais, e agora os treinos à noite no Colégio. As mudanças começaram primeiro com a cabeça, eu estava precisando não dava mais para protelar, precisava emagrecer de forma suave e inteligente.

Ricardo: Na última viagem de férias, acabei exagerando na alimentação ingerindo muitos doces, churrascos e quitutes mineiros, sendo assim, ao retornar das férias eu estava com quase 100 kilos, o que me assustou imediatamente, passando a me incomodar.

Que atividade física você começou a realizar e qual realiza atualmente?

Francisco: Comecei com hidro e natação, mas parei com a natação pois sou muito inseguro.  Passei a fazer musculação leve e hidroginástica,  três vezes por semana.  Hoje faço no Colégio Bandeirantes, as aulas de  Ginástica Laboral e Condicionamento Físico, duas vezes na semana. Além disso, vou duas vezes na academia para fazer hidro e esteira, e aos domingos vou caminhar com minha esposa. Participei também de 4 das 5 edições do CaminhaBand, nas quais sempre vou acompanhado de meus familiares.

Ricardo: Participo semanalmente das aulas de Ginástica Laboral e comecei a participar das edições do CaminhaBand, inicialmente caminhando e depois seguindo um treinamento intervalado de corrida e caminhada. Com as dicas obtidas lá, comprei um tênis adequado para a corrida e baixei o aplicativo “Nike Running“, com ele eu passei a monitorar quantos quilômetros e tempo percorrido, quantas calorias perdidas e também acompanhar a minha evolução por corrida através de gráficos.foto ricardo 2

Qual o seu resultado atual – mudança composição corporal, resultados de exames clínicos, disposição e vigor físico, etc..

Francisco: A mudança ocorreu há 2 anos, e emagreci 12k, minha cintura diminui em 10cm, e o nível de diabetes diminuiu, mas preciso fazer controle. Hoje me sinto melhor, mas tenho que melhorar mais, tenho que me esforçar mais!

Ricardo: Além de passar por uma reeducação alimentar com frutas, verduras e legumes,  emagreci 16 kilos e estou correndo 30 km por semana, estou me sentindo tão disposto que retornei também com as aulas de natação.

Como isso atingiu os outros membros da sua família?

Francisco: Minha esposa ajudou na mudança desde o início e atualmente ela realiza atividade física 4 a 5 vezes na semana (Pilates, Zumba, Caminhada) e meu filho mais velho hoje está fazendo Cross fit.

Ricardo: Em todos os eventos do CaminhaBand, fiz questão de ir acompanhado com a minha esposa e filhos, hoje minha esposa frequenta a academia 4 vezes por semana, realizando atividades variadas e passamos a ser inspiração para alguns amigos, nosso objetivo é poder participar e concluir o percurso da São Silvestre em 2015.

Que tal começarmos nossa mudança agora e se juntarmos a algum dos grupos acima?

Carla de Godoy Gennari

Professora de Ed. Física

Equipe de Ginástica Laboral

Departamento de Ed. Física e Esporte

 

 

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Educação Física e Esporte