Handebol: apaixone-se!

Publicado em 18/10/10

Conheci o handebol aos 12 anos de idade. Até então nunca tinha ouvido ou visto nada a respeito. No Brasil, país do futebol, outras modalidades costumavam ficar em segundo plano. E o handebol?

Esporte que nasceu por volta de 1919, criado por um alemão e profundamente difundido na Europa, o handebol no Brasil ganhou adeptos na década de 1930 principalmente em São Paulo e graças aos imigrantes.  Diversas configurações da modalidade já existiram, incluindo handebol de campo, disputado em campos de futebol.

Atualmente, o handebol é jogado em quadras e na areia (“Beach Handebol”) e ganhou milhares de adeptos no Brasil. Hoje figura entre as modalidades mais praticadas nas escolas de todo pais. Mas como?

Após ter sido incluída em jogos Universitários Brasileiros nos anos 70, a modalidade começou a ganhar força. A criação da Confederação Brasileira de Handebol e das Federações vinculadas a ela fortaleceu a modalidade no país. Em 1992 a primeira seleção brasileira participou dos Jogos Olímpicos.

Apesar de ganhar dimensões olímpicas, o esporte começou a atrair a atenção da mídia brasileira apenas no final da década de 90 e começo dos anos 2000, quando algumas emissoras iniciaram de maneira considerável a transmissão de jogos e campeonatos.

A mídia não foi o único caminho que levou o handebol ao conhecimento dos brasileiros, mas colaborou com o processo que o disseminou por inúmeras escolas, universidades e clubes no país.

E mais ou menos assim que milhares de brasileiros como eu foram se apaixonando por esse jogo. Muitos gols, muita velocidade, marcação forte e goleiros espetaculares!

E agora o handebol ganha espaço no Blog do Esporte do Band, sendo mais um canal para divulgação de campeonatos, jogadores e novidades.

Em breve atualizações e links! Acompanhem!

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Educação Física e Esporte