Basquete e Geografia… Pode? [continuação]

Publicado em 26/05/10

Após analisar os nomes dos times da costa leste do Estados Unidos, voltemos agora nossas atenções aos times da costa oeste:

twolves Minnesota Timberwolves: os lobos cinzentos das regiões frias do norte do país, o estado é o único com mais de 48 matilhas de lobos livres.
grizzlies Memphis Grizzlies: a franquia veio de Vancouver, região de ursos cinzentos.
hornets New Orleans Hornets: A franquia nasceu em Charlotte em 1987 e se mudou para New Orleans em 2002. A origem do nome remete à Guerra da Independência, quando o General britânico Charles Cornwallis escreveu um relatório ao Rei da Inglaterra dizendo que o local da batalha era como um ninho de vespas (hornets).
rockets Houston Rockets: uma vez que a cidade é uma área de lançamento dos foguetes da Nasa não existe nome mais apropriado!
spurs San Antonio Spurs: Nas planícies centrais do sul do país, terra dos “cowboys” o nome relacionado à bota e esporas têm tudo a ver.
mavs Dallas Mavericks: ainda nas planícies centrais, também ao sul, os cavalos selvagens, belíssimos e indomáveis. Bonito, não?
Em direção a costa oeste, próximo as Montanhas Rochosas…
jazz Utah Jazz: Originária da terra do Jazz, New Orleans, a franquia decidiu manter seu nome ao mudar-se para Utah.
nuggets Denver Nuggets: a corrida do ouro, a busca pelas pepitas (nuggets) deste mineral valioso e raro.
thunder Oklahoma City Thunder: nome escolhido por votação dos moradores da cidade. A franquia veio de Seattle, cujo nome Seattle Supersonics rendia homenagem à Boeing, famosa fabricante de jatos da cidade.
suns Phoenix Suns: Este nome é bárbaro! A fênix é um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Podendo se transformar em uma ave de fogo. Que nome melhor para colocar em uma cidade construída no meio do deserto? Como não levar esta historia para o nome do time? Sobreviver no deserto? Só mesmo uma ave que pode se transformar em fogo.
A maioria dos times da costa oeste apresenta nomes que foram escolhidos pelos torcedores e estão relacionados a “reis”, “guerreiros” ou ainda:
clippers Los Angeles Clippers: Clippers era um navio muito usado no século 19, sendo a cidade perto do mar, recebeu o nome, que continua até hoje.
kings Sacramento Kings: originalmente chamados de Rochester Royals, ao se mudarem para Kansas City, alteraram o nome (sem perder a majestade) para Kings pois já havia um time de beisebol chamado Royals.
lakers Los Angeles Lakers: a franquia nasceu em Minneapolis, a “Terra dos 10.000 Lagos”
blazers Portland Trail Blazers: Tem o logo representando cinco atletas de um lado e cinco de outro e, levando ao pé da letra, tem a ver com “colocar fogo na trilha” e neste trecho do litoral americano ainda existem muitas áreas despovoadas e grandes reservas naturais.
warriors Golden State Warriors: Em 1946, quando ganhou o direito a ter uma franquia, a cidade de Philadelphia resolveu pegar o nome de um antigo time de basquete da cidade, os Warriors de 1925.

Nem tudo é Geografia, mas tudo é paixão: por um time, por sua cidade, por um esporte, por cinema, por vencer ou simplesmente lutar e pelo país. Última lição da NBA  e dos norte americanos para todos nós: amor pelo país e por tudo que ele representa.

Espero tê-los ajudado de alguma forma…

Texto de Regina Mara (professora de Geografia), com pequenas contribuições de Fábio Gondo
Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!