Reunião de pais sobre saúde mental e prevenção às drogas

Publicado em 18/06/19

Como parte das ações do Plano de Convivência Escolar, o Band promoveu palestras para pais de alunos dos 9.os anos do Ensino Fundamental e das 1.as e 2.as séries do Ensino Médio, com o tema “Promoção da Saúde Mental e Prevenção do Consumo de Drogas na Adolescência”.


As palestras foram ministradas por profissionais do grupo EducaSaúde, vinculados à UNIFESP: a psicóloga e pesquisadora Clarice Madruga e o psiquiatra Gustavo Estanislau. Abordando o conceito de saúde mental, as dimensões entre saúde e transtornos mentais, os fatores de risco e proteção para experimentação e uso de drogas e ações preventivas, entre outros temas, o evento foi muito bem recebido pelos pais.


Além disso, a exposição sobre os efeitos das drogas no cérebro dos adolescentes e a apresentação de dados atualizados sobre consumo de álcool e maconha no Brasil e no mundo, forneceu informações importantes para o diálogo entre pais e filhos, quando o assunto é consumo de drogas.


Rosa Aluotto, mãe de aluna da 2.a série do Ensino Médio, assistiu a palestra e achou a ação do Colégio muito importante, já que trouxe informações técnicas de grande relevância. “O evento me marcou. A gente percebe como a família tem influência e importância nas decisões dos adolescentes. Ter uma base forte de valores em casa ajuda o jovem a fazer boas escolhas, então esse conhecimento que a palestra proporcionou foi sensacional”.

A Diretora de Convivência do Colégio, Estela Zanini, conta que o evento para os pais e a presença de tantos interessados no tema no Band é extremamente importante. “Diversos estudos mostram que projetos preventivos têm maior eficiência em adiar a experimentação de álcool e inibir o uso de outras drogas, quando combinam intervenções voltadas aos adolescentes com ações direcionadas aos educadores e pais”, ressaltou Estela.

Aos responsáveis interessados em acessar o conteúdo exposto durante a reunião, ele está disponível na Comunidade Band, no Guia do Ano.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!