Da festa junina ao chá da tarde: as ações das Oficinas de Ideias até agora

Publicado em 18/09/19

Novidade do Band Voluntário em 2019, as Oficinas de Ideias para os alunos do 9.o ano do Ensino Fundamental estão realizando grandes ações. Acompanhados por 10 estudantes do Ensino Médio, dois professores e duas orientadoras educacionais, eles estão desenvolvendo ações voluntárias e ações sustentáveis para melhorar a qualidade das relações entre as pessoas, tanto no Colégio quanto fora dele.


Os alunos das Oficinas são divididos em 3 grupos: o de ações para a comunidade interna, de ações para a comunidade externa e de iniciativas sustentáveis. O grupo da comunidade externa organizou, no Band, no final do mês de junho, brincadeiras juninas adaptadas para 25 crianças com deficiência da ONG VIDAS. Além disso, eles estão organizando uma oficina de artes e esportes para crianças de 7 a 9 anos de escolas pública, um chá da tarde para mães adolescentes do Instituto Santa Fé, uma campanha de arrecadação de notas fiscais sem CPF para ajudar o Projeto Casulouma arrecadação de absorventes e roupas íntimas para mulheres em situação de rua, entre outros.


Já o grupo da comunidade interna presenteou todos os funcionários do Band com um bombom e um abraço no Dia do Trabalho e foi também o responsável, junto com a equipe de ações sustentáveis, pelo chá da tarde e bazar realizado com a equipe da limpeza do Colégio e suas famílias. O dia do evento foi marcante para todos os participantes que se engajaram no projeto. “Minha experiência com o evento para a equipe da limpeza foi surpreendente, eu consegui conhecê-los e ajudá-los, mas a melhor parte foi ver a alegria deles com nosso ato, isso foi gratificante.”, contou Maria Isabel Proença, aluna do 9.o ano do Ensino Fundamental.


O também aluno do 9.o ano do Ensino Fundamental, Gabriel Helman, contou ainda que a experiência foi muito realizadora. “Além de termos contato com os funcionários que são responsáveis por tornar o Band o lugar maravilhoso como ele é, conseguimos nos aproximar de seus filhos, crianças de 2 a 11 anos de idade. Não há, para mim, sensação ou palavra que descreva este momento tão especial”, concluiu.


Além do lanche e das brincadeiras com os filhos da equipe, os alunos das Oficinas de Ideias ainda realizaram uma grande campanha de arrecadação de roupas no Colégio para a doação no evento. “Eu já realizei outros eventos parecidos, mas esse foi realmente muito bonito de se ver. Apesar do nosso apoio, os alunos têm total liberdade e autonomia para realizar as ações. A parte mais marcante de tudo foi ver os diferentes lados dos estudantes fora da sala. Durante o trabalho voluntário, eles se transformam.”, ressaltou Patricia Goloni, professora de Inglês do Band e responsável pelo trabalho voluntário no Colégio.

O grupo das ações sustentáveis está fazendo campanhas de conscientização sobre o descarte correto do lixo e redução do uso de copos plásticos na sala dos professores. Além disso, ainda estão estudando uma ação de coleta seletiva de lixo em um parque da cidade.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!