CARE: refletindo sobre escuta ativa com Christian Dunker

Publicado em 27/11/18

Você sabe qual é a importância da escuta ativa nas relações? Pode parecer fácil, mas ouvir e compreender o outro nem sempre é uma tarefa simples. Foi pensando nisso que alunos da CARE (Comissão de Apoio Racional e Emocional) participaram de conversa com o psicanalista e professor da Universidade de São Paulo, Christian Dunker.

​A ideia do evento era propor uma reflexão sobre a escuta, já que ouvir o outro é um processo complexo onde não há certo e errado. É preciso hospedar em si informações sobre a pessoa para saber como falar com ela e, juntas, chegarem em uma saída. Além disso, essa foi uma maneira de capacitar novos membros que chegaram ao grupo recentemente.

​“Queria que os alunos entendessem a importância de ouvir, no sentido de dar consideração. É onde está a chave para compreender alguém”, contou a orientadora da 3.a série do Ensino Médio, Renata Lourenço, destacando ainda a importância da CARE. “A escuta não pode ser técnica.  Vai muito além e é isso que eu quero para a comissão. A CARE é espalhar sementes dessa escuta ativa”, disse ela.

​A aluna da 3.a série do Ensino Médio, Sophia Costa, ressalta que a conversa reforçou os valores da CARE. “Ganhamos mais embasamento teórico de como realizar a escuta ativa. A ideia é levar essas informações para toda a comunidade Band”, disse ela.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!