As Equipes de Ajuda começam os trabalhos para o ano de 2019

Publicado em 27/02/19

Desde 2016, o Band trabalha com “Equipes de Ajuda” dentro do Colégio. Trata-se de um grupo de alunos que atua no ambiente escolar, contribuindo para que a convivência entre colegas seja mais positiva.

Os estudantes são eleitos por seus colegas de classe. Existem treinamentos, reuniões de formação e constantes acompanhamentos da orientação educacional com os alunos.

Hoje, no Band, temos 72 alunos que têm preparo e atuam no Ensino Fundamental. Por meio de estratégias cooperativas e colaborativas, eles ajudam na identificação e resolução de conflitos. A ideia, segundo a Orientadora de Projetos, Marina Schwarz, é que o cuidado seja feito de par para par. Ou seja, os alunos confiam e se abrem com outros colegas. Dessa forma, o estudante é protagonista na convivência.

O grupo continuará atuando nesse ano, acrescido de outros participantes que serão eleitos nas turmas novas. As Equipes foram retomadas e apresentadas à sua nova orientadora educacional, pois cada ano do Fundamental tem a sua. “O foco nesse 1.o bimestre é integrar, acolher e receber os alunos novos. Entendendo e ajudando em alguma angústia ou dúvida que eles possam ter”, contou Marina.

Além disso, para o novo ano, a ideia é fazer com que as reuniões das Equipes de Ajuda sejam mais frequentes e longas. “Os alunos têm muitas ideias, mas nem sempre elas viram ações por falta de tempo. O intuito dessa mudança é fortalecer os projetos e campanhas que nós fazemos”, conclui.

Para Marina, nas escolas em que essa prática já existe, foi observado que os benefícios são para todos: tanto para quem desempenha essa tarefa, quanto para quem é diretamente beneficiado por ela. Aos primeiros, porque seus amigos depositam neles confiança por serem capazes de proporcionar apoio e, aos últimos, porque têm ajuda para resolver suas dificuldades.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!