Torneio de Arduino: aprendendo sobre programação

Publicado em 14/08/17

Foi a convite da INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações) que se deu um torneio de Arduino no Colégio com alunos do 9.o ano do Ensino Fundamental e 1.a série do Ensino Médio. Mais de 24 alunos participaram de um curso que antecedeu a competição e foi ministrado pelo Professor de Física e STEAM, Renato Villar, e pelo técnico de STEAM, Luiz Ponce. O Arduino é uma popular placa com um micro controlador que permitem programação com ajuda de um computador.IMG_1015

A INATEL proporcionou vídeo aulas e apostilas nas quais o professor Renato e o técnico Luiz se basearam para preparar oito aulas com os conceitos básicos de programação. Para o processo de aprendizado, o Arduino representa um instrumento de fácil acesso com o qual os alunos poderiam aprender diversos conceitos de programação já que o microprocessador, depois de programado e conectado a um computador, pode ser usado para controlar, por exemplo, robôs.

IMG_1077

Além disso, as aulas aconteceram com o método PBL (Problem Based Learning): os alunos, com a ajuda dos professores, aprenderam na prática a solucionar os problemas que encontravam pela frente e, assim, compreender melhor as ferramentas usadas na programação.

IMG_1087

Para o torneio, a INATEL trouxe uma pista onde os alunos, divididos em oito grupos, deveriam cumprir oito desafios movendo um carrinho. A cada tarefa, o nível ia crescendo e, para passar para a fase seguinte, era necessário que um juiz da INATEL validasse o trabalho realizado pelos alunos. “Com certeza a maior lição foi trabalho em equipe, este é muito importante na competição”, disse o aluno do 1.o ano do Ensino Médio, Gabriel Barbosa. “Vi os alunos muito envolvidos e interessados. Apesar de serem de diferentes idades, competiram de igual para igual”, comentou Luiz Ponce.

IMG_1028

“Faz total diferença para os alunos aprender programação  ainda na escola e é nessa direção que o Band está caminhando”, acredita o professor Renato.

IMG_1116

A equipe vencedora, composta por Dante de Fiori, Luis Zucchi e Gabriel Barbosa, da 1.a série do Ensino Médio, terá a oportunidade de participar de uma competição com outras escolas no dia 27 de outubro.

Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!