X Band Fórum: há 10 edições dando voz aos alunos

Publicado em 02/09/19

Aconteceu, esse mês, o X Band Fórum, um evento totalmente organizado por alunos do Band, em que os estudantes podem aprender ainda mais sobre a argumentação em uma série de simulações da ONU. O evento tomou conta do Colégio por dois dias e contou com 4 comitês, tanto atuais e quanto históricos.


Com a ajuda da professora de Geografia, Regina Mara da Fonseca, os alunos organizadores prepararam tudo o que era necessário, desde os temas a serem discutidos até os crachás que cada um usaria. Foram cerca de 70 participantes que sentiram a necessidade de realizar mais simulações como as praticadas no MONU-EM (Modelo das Nações Unidas para o Ensino Médio).


A aluna da 3.a série do Ensino Médio, Amanda Moreira, foi uma das organizadoras do evento e também representou a Secretária Geral na edição. Ela contou que fazer o Band Fórum foi uma das experiências mais difíceis e gratificantes da sua vida. “Acho que não só nós, coordenadores, mas todos que participaram aprenderam demais. Estávamos todos muito nervosos na véspera do evento, mas as simulações são experiências muito ricas que te ensinam muito. Elas estimulam a expressão de ideias e melhoram a autoestima.”, ressaltou.

Dentre as áreas planejadas e exploradas pelos alunos estavam a sala de crise, o conselho europeu, o conselho de segurança, o tribunal penal internacional e o comitê de imprensa. Representando ministros, países e diferentes posições, os alunos aprendem a argumentar, posicionar-se e ter empatia com o outro. Eles puderam realizar papéis diferentes daqueles que estão acostumados e aprender bastante durante a experiência. Além disso, cerca de 11 alunos de escolas públicas participaram da 10.a edição do evento, como parte do projeto com o ERESP (escritório de representação em São Paulo do Ministério das Relações Exteriores) que pretende aplicar o MONU-EM nas instituições.


A iniciativa dos alunos é incrível, como ressalta a professora Regina Mara. O projeto exige muito trabalho e dedicação dos estudantes. “Apesar de ser puxado, eles fazem tudo com muito carinho e prazer. É sensacional ver como o evento acaba sendo gratificante para eles. Esse espaço é totalmente dos alunos, o Band e eu só oferecemos a infraestrutura e o suporte. É 100% eles, que sentiam a necessidade de mais simulações e as organizaram, num grande evento como o Band Fórum”, concluiu a professora.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!