Workshop da UNESCO no Band

Publicado em 19/09/18

Algumas qualidades como tolerância e empatia, às vezes, apenas são aprendidas quando somos confrontados com nossos próprios preconceitos. Foi com essa ideia que alunos do Ensino Médio participaram do “UNESCO Center for Peace Global Citizenship Course: High SchoolStudents”, patrocinado pela International University Alliance (IUA).

​Totalmente em inglês, o evento consistiu em conversas e diversas dinâmicas para que os alunos aprendessem na prática. Em uma delas, os participantes deveriam conversar com a pessoa do lado e descobrir algo em comum. Depois formaram grupos de quatro e, após, de oito, ainda procurando por uma semelhança, até que, no final, chegaram a um interesse igual a todos os participantes.

​“O que mais me marcou foi perceber que é possível encontrar visões e características em comum com qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo. Isso acaba quebrando preconceitos e julgamentos negativos”, disse a aluna da 1.a série do Ensino Médio, Luiza Shida. “Temos o hábito de focar em nossas diferenças, mas precisamos aprender a ver nossas semelhanças, por mais improvável que isso possa parecer” completou a professora de Geografia, Regina Mara Fonseca.

​Essa foi a primeira vez que estudantes de Ensino Médio participaram do curso, antes realizado apenas em faculdades americanas. “Isso mostra e reflete o diferencial do Band como instituição. Estamos sempre abertos para vivências como essa”, contou a Coordenadora de Geografia, Márcia Abdo.

​O workshop, ministrado por Scott Helfgott e Muhammed Othman, da IUA, foi trazido pelo Coordenador do Departamento Internacional, José Olavo Amorim, que participou do curso nos Estados Unidos. “Achei interessante trazê-lo para a escola pelo grande potencial de desenvolvimento que o projeto desperta”, disse ele.

Confira a galeria de imagens aqui.

Temas relacionados: , , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Ciências Humanas