Promovendo a cidadania durante as eleições

Publicado em 17/10/18

Nas semanas que antecederam as eleições de 2018, uma série de eventos tomaram conta do Colégio para promover o voto consciente, o debate e, principalmente, expandir os conhecimentos dos alunos sobre cidadania. Tudo foi feito com base em ideias dos estudantes que surgiram durante rodas de diálogo.

Alberto Pfeifer

​Primeiramente, uma conversa com o professor colaborador de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo e consultor do Band, Alberto Pfeifer, buscou explicar para os alunos como funciona a eleição e as funções de cada um dos cargos. “Foi uma oportunidade ímpar para conhecer melhor a constituição, olhar para o histórico da República e entender o nosso papel”, contou a Coordenadora de História, Ana Cíntia Albuquerque.


Entre os alunos, aconteceram dois debates: um para o Ensino Médio e outro para o 9.o ano do Ensino Fundamental. Em ambos, a ideia era que os estudantes pudessem expor suas ideias sobre diversos temas e ouvir as opiniões dos colegas. “É extremamente importante ter esse espaço dentro da escola. Escutar o outro te dá a oportunidade de mudar o seu pensamento”, destacou a Coordenadora de Geografia, Márcia Abdo.


​Em outro momento, foi a vez de conhecer alguns candidatos. O evento, organizado pelo aluno da 3.a série do Ensino Médio, André Pastore, trouxe candidatos a deputados federais e estaduais (Aline Torres – PSDB, Carina Vitral – PC do B, Rafael Auad – PSD e Gui Mendes – PPS). Todos estavam concorrendo pela primeira vez e pertenciam a partidos com diferentes propostas. Dessa forma, os jovens contaram para os alunos um pouco de suas histórias e suas ideias. “Acho incrível poder conversar com candidatos desde cedo e queria proporcionar isso para os outros alunos. O objetivo era nos aproximar da política, tirar o estigma de que não se pode falar sobre isso”, contou André.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Ciências Humanas