O Band e a ESPM juntos

Publicado em 15/04/19

No primeiro semestre de 2019, o Band firmou uma parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing. A ESPM passou a oferecer, aos alunos do Colégio, cursos livres em suas instalações. As atividades ajudam os estudantes a vivenciarem uma experiência acadêmica no nível superior.


A ideia desses cursos, segundo a Coordenadora de História, Ana Cintia de Amorim, é mostrar mais áreas de conhecimento ao aluno. A professora também faz parte do Comitê que cuida das aulas eletivas e complementares do Colégio, junto das Diretoras Mayra Ivanoff e Estela Zanini, e dos Coordenadores Ricardo Almeida e Rose da Silva. Para ela, os cursos fornecidos fora da grade do currículo formal devem oferecer algo de novo, que os alunos não veem no dia a dia, como é o caso das atividades na ESPM.

A procura pelos cursos foi grande e o retorno dos alunos tem sido empolgante. As aulas são ministradas na faculdade e contam com os seguintes módulos: “Prática de Expressão e Comunicação”, da professora Leslie Marko; “Produzindo conteúdo como youtuber profissional: blogs e criatividade”, da professora Flavia Stawski; e “Criação e Linguagens Publicitárias”, do professor Renato Mader. Os cursos contam com cerca de 68 estudantes das 1.as e 2.as séries do Ensino Médio.

Explorando áreas da comunicação como as Ciências Sociais e do Consumo, o Jornalismo e a Publicidade, os alunos têm contato com o mundo profissional. As aulas são com professores da faculdade e tem dinâmicas de sala diferentes e diversas. Ao fim dos cursos, os alunos ganham também um certificado da Faculdade. “O Band quer proporcionar uma experiência diferente ao seu aluno. Queremos que ele tenha uma formação integral, ” contou Ana Cintia.

Os cursos foram um sucesso de procura e retorno. Segundo a aluna da 1.a série, Manuela Naigeborin, as aulas estão sendo bem interativas e dinâmicas. “Acho que o curso nos ajuda, academicamente, nas apresentações em sala de aula. Aprendemos como melhorar a qualidade da apresentação em si e expor de forma mais clara o seu conteúdo. Além disso trabalhamos a comunicação em geral, que é essencial para quase todas profissões”.

A parceria com a ESPM vem se estreitando ao longo dos anos e a ideia de levar o aluno ainda no Ensino Médio ao ambiente da universidade permanece. “Queremos que eles abram o leque de opções profissionais. Quanto mais eles conhecerem as alternativas e caminhos para seguir, melhor. A ideia é dar o apoio desde cedo para que, na 3.a série, eles estejam seguros de suas escolhas, ” concluiu.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Ciências Humanas