Muita diplomacia na 38.a conferência de simulação da ONU do MONU-EM

Publicado em 06/11/19

Diplomacia e negociação foram as palavras chaves da 38.a conferência de simulação da ONU, realizada pelos alunos do curso MONU-EM (Modelo das Nações Unidas para o Ensino Médio).


Debatendo sobre o pacto migratório no mundo, cerca de 40 estudantes passaram um sábado inteiro defendendo os interesses de seus países e buscando um acordo.


Cada simulação do projeto, que acontece desde 2001, tem características diferentes. A Professora de Geografia que acompanha os alunos no curso, Regina Mara, conta que, nesse semestre, os alunos realizaram negociações interessantes e conseguiram chegar em algumas resoluções. “A simulação foi bem diplomática, as posições dos países estavam claras e a participação de todos foi bem homogênea. Eles aprenderam bem como funciona uma verdadeira reunião da ONU e puderam colocar em prática muito do que aprenderam.”, ressaltou.


Foi possível ver China, Rússia, Alemanha e outros países discutirem esse tema tão atual e importante nos dias de hoje. Cada grupo pesquisou a fundo e precisava do máximo de informações e argumentos para se posicionar durante a simulação.


As alunas da 1.a série do Ensino Médio, Cleysla Oliveira e Isadora Sales, contaram que gostaram bastante da simulação desse semestre. “O evento foi muito dinâmico. Todos estavam focados em produzir coisas e chegar nas melhores resoluções. Para mim, o MONU-EM é um espaço muito importante para que possamos ter contato com experiências diferentes e tão interessantes como essa.”, disse Isadora. Cleysla compartilhou do mesmo sentimento e acrescentou ainda que a equipe, formada por Regina Mara e os monitores, é muito bem preparada. “As aulas preparatórias que temos com eles são fundamentais. A proximidade e companheirismo que criamos é muito bacana.”, concluiu.

Temas relacionados: ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!