IX Band Fórum: de alunos para alunos

Publicado em 24/08/18

Totalmente organizado pelos alunos do Band, o IX Band Fórum foi uma oportunidade para aprender sobre argumentação em uma série de simulações da ONU. Em sua maior edição, evento tomou conta do Colégio por um dia e contou com 4 comitês: dois atuais e outros dois históricos.

​Foram cerca de 80 participantes. Entre eles, estavam estudantes da Escola Estadual Ministro Costa Manso, Colégio Santo Américo, Colégio Dante Alighieri e membros da ONG Meninas Negras. O evento contou também com a presença da embaixadora do Brasil na ONU, Irene Galla, e o especialista em negociação, Alberto Pfeifer.

Com a ajuda da professora de Geografia, Regina Mara da Fonseca, os alunos organizadores preparam tudo o que era necessário, desde os temas a serem discutidos até os crachás que cada um usaria. Os assuntos escolhidos foram gabinetes do Brasil e Colômbia, nos comitês atuais, e Conselho de Segurança de 1948 e Politburo de 1985, nos históricos.


O aluno da 3.a série do Ensino Médio, Pedro Aguiar, foi um dos organizadores do evento e também representou o Secretário Geral na edição. “Foi muito trabalhoso e, ao mesmo tempo, gratificante. Com certeza, foi o maior projeto que já me envolvi na vida”, disse ele.


Representando ministros, países e diferentes posições, os alunos aprendem a argumentar, se posicionar e ter empatia com o outro. “Aprendi muito sobre organização, aprofundei ainda mais meus conhecimentos em diplomacia e conceitos históricos e também melhorei minhas habilidades de oratória”, comentou Pedro.


Essa edição também contou com diferenciais: um comitê de crise, cerimônia de abertura e de encerramento e também a imprensa, grupo que reuniu 10 alunos para transmitir notícias ao vivo durante as conferências.


“Para mim foi um grande orgulho. A procura por simulações cresce cada dia mais e, com o Band Fórum, o Colégio tem mais uma opção de modelo para os alunos participarem”, concluiu Regina Mara.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!

mais de Ciências Humanas