ICONS fecha ano com conferências internacionais

Publicado em 27/11/14

O ICONS (International Comunication and Negotiations Simulations), curso direcionado para as 2.as séries de Humanas, realizou simulações de conferências internacionais nas últimas semanas. A atividade é organizada pela Universidade de Maryland e conta com a participação de vários países, sendo o Band o único representante brasileiro.

DSCN3427

Durante o ano, os alunos se preparam intensivamente para estas conferências, elaborando propostas específicas em três categorias: Controle de Armamento, Democratização e Direitos Humanos e, por fim, Desenvolvimento Sustentável. Cada grupo, por sua vez, assume o papel de um país; entre eles Brasil, China e Rússia. Neste ano, o interesse por Direitos Humanos cresceu segundo a professora orientadora Fernanda Zuquim.

DSCN3436

As conferências são realizadas em tempo real e são mediadas pelos próprios professores orientadores do curso. Este ano o ICONS contou com novidades: ferramentas como o Facebook e mensagens por meio do aplicativo WhatsApp foram utilizadas para a organização dos grupos.

DSCN3451

Os docentes ressaltaram a qualidade das propostas apresentadas e das negociações feitas pelos alunos. “O maior ganho é o aluno trabalhar em equipe e com opiniões diversas. Dessa forma aprende a ouvir, aprender e lidar com outras culturas”, contou Fernanda Zuquim. “Além disso, eles desenvolvem raciocínio estratégico com base na problematização das questões apresentadas”, acrescentou.

DSCN3449

A aluna Vitoria Lessa contou que a experiência no ICONS foi bem agitada e dinâmica devido aos messes de preparação para a simulação. “Eu sempre me interessei muito por diplomacia, por isso eu achei o curso muito interessante, especialmente a parte de pesquisar e aprender mais sobre outros países e sobre política e economia internacional”, explicou.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto a Band é legal!