“Deuses para Clarice” lançado no Band

Publicado em 30/04/19

O jornalista e professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Clóvis de Barros Filho, lançou no Band seu mais recente livro: “Deuses para Clarice”. A obra surgiu dos questionamentos que a sua filha, aluna do Colégio, fez após uma aula de Filosofia. O diálogo do pai e da filha passou por vários deuses e histórias da mitologia grega. Já Ricardo Salgado, professor de Filosofia do Band, escreveu o posfácio que encerrou o livro.


​O evento de lançamento ocorreu em dois momentos. No primeiro, alunos e a própria filha do autor vieram prestigiar e conhecer melhor a obra. Já no segundo, pais e funcionários do Band foram os convidados para a palestra.


A ideia de Clóvis era mostrar como os antigos pensavam, tanto na mitologia quanto na filosofia. Foi uma exposição do pensamento desses povos de uma maneira descontraída e interessante. Ele partiu dos deuses gregos e chegou até os dias atuais. A conversa que ele teve com a filha sobre a mitologia grega, após a aula de Ricardo, foi exibida e aprofundada aos presentes.


​“O livro surgiu no Band, de uma necessidade de diálogo entre pai e filha. O conteúdo da sala foi discutido em casa. ”, contou Ricardo Salgado. O tema da aula era a mitologia para além da razão e, ao mesmo tempo, com a razão segundo o próprio professor.


A aluna nunca havia tido a matéria antes e quis aprofundar ainda mais o assunto com seu pai. Porque, já diria o próprio Clovis de Barros, apesar de tudo, para alunos do Ensino Médio, vale a pena falar e explicar o Mundo Antigo.


Alguém queria entender e o professor queria explicar. O livro passou a existir a partir da aula e do estímulo pensante que foi deixado na aluna. A filosofia funciona como instrumento de percepção da realidade para o filósofo. “A alavanca para todo esse processo foi aquela classe. É muito gratificante para um professor esse papel de motivador. Além de tudo, escrever o posfácio foi um presente que o Clóvis me deu. Tudo foi maravilhoso, em especial o lançamento que atuou como fechamento desse processo e abertura de outros que virão. ”, concluiu Ricardo.

Temas relacionados: , ,
Compartilhe por aí!
Use suas redes para contar o quanto o Band é legal!